O Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, de Palmas, e o Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva, de Tocantínia, estão entre os 25 projetos selecionados na primeira etapa do Prêmio Resposta para o Amanhã. O concurso é realizado pela Samsung Eletrônica da Amazônia, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec) e apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O prêmio é voltado a estudantes de ensino médio de escolas públicas na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias que apontem propostas de melhoria para as comunidades onde vivem.
Neste ano o Prêmio recebeu 1.128 inscrições de projetos de escolas de todos os estados do Brasil, envolvendo cerca de 47 mil estudantes do Ensino Médio. No Tocantins, foram inscritos 30 trabalhos, sendo que dois destes foram selecionados e estão entre os cinco da região Norte. Cada uma das instituições receberá um Troféu de Vencedor pelo Júri Popular.
Nesta segunda etapa, a equipe produzirá um vídeo que será avaliado por uma Comissão Julgadora composta por especialistas e representantes de instituições parceiras do Prêmio, a partir do qual serão conhecidos os três Vencedores Nacionais da 5ª Edição.
Os professores e alunos dos três projetos serão contemplados com uma viagem de Intercâmbio Científico Cultural, a ser realizada em outubro de 2018 em São Paulo. Cada uma das três instituições de ensino receberá o Selo digital de Vencedor Nacional.
Projetos
O calor excessivo, a baixa umidade do ar e uma série de fatores como irritação na garganta, tosse seca, fizeram com que os estudantes do CEM Tiradentes, em Palmas, desenvolvessem um projeto que hoje concorre na fase final do Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung.
Os alunos que estão na 3ª série desenvolveram, em parceria com a professora Juliana Girardello Kern, um protótipo que reutiliza a água dos condicionadores de ar em um umidificador de baixo custo. A docente explicou que, em 2017, no Tocantins, a temperatura alcançou níveis atípicos. Com base nisso, a turma sugeriu desenvolver um trabalho que seria apresentado na Feira de Ciências da Escola visando reduzir a baixa umidade.
Em setembro, eles construíram o primeiro protótipo de um umidificador de ar caseiro. “Após a Mostra Científica, os alunos optaram pelo aperfeiçoamento do equipamento. Em abril deste ano, realizamos a inscrição e, hoje, estamos entre os 25 melhores do Brasil e os cinco da região Norte. Nesta segunda etapa, iremos produzir um vídeo de apresentação do projeto, que será julgado ”, destacou Juliana Kern.
A gestora do CEM Tiradentes, Walkiria Ursino, salientou que esta é a segunda vez que a escola é premiada. “Em 2017, a unidade também ficou entre os cinco melhores da região Norte. Estas premiações valorizam o trabalho do professor, do aluno, eleva a autoestima do grupo, incentiva os demais, amplia o conhecimento, a experimentação e fortalece o pedagógico”, concluiu.
Em Tocantínia, o Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva foi selecionado com a apresentação do Projeto “Biblioteca de sementes”. O trabalho tem o objetivo de aprimorar o aprendizado dos alunos sobre o valor alimentício e cultural das sementes de espécies silvestres que são ou foram utilizadas pelos agricultores e a tribo indígena dos Xerente.
O diretor Antônio Sidney Rosendo explicou que este projeto foi desenvolvido pelo professor Raimundo Filho de Brito. “Em sala de aula, as sementes foram estudadas e alojadas dentro de potes. A Biblioteca de sementes traz uma amostra da semente, a foto da árvore e um texto que explica toda a estrutura da espécie, apresentado na língua portuguesa e também na Xerente”, disse. Antônio Sidney disse ainda que esse projeto foi premiado em âmbito estadual pelo prêmio Mérito Ambiental em 2017.
Vonio Mendes, diretor Regional de Educação de Miracema do Tocantins, frisou que a equipe sente-se lisonjeada. “Torcemos para que essa conquista seja apenas o início de muitas que ainda virão. O sucesso obtido se deve ao compromisso que esses profissionais vêm desempenhando na unidade de ensino”, concluiu.
Parceria
São parceiras do Prêmio Respostas para o Amanhã em toda a América Latina a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). No Brasil, o Prêmio conta também com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na divulgação e na composição das Comissões Técnicas de Avaliação.