Ícone do site Gazeta do Cerrado

Escolas têm até esta sexta-feira para inscrever alunos interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Biologia

Alunos da Escola Estadual Elizângela Cardoso - Foto - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Alunos da Escola Estadual Elizângela Cardoso - Foto - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Alunos de escola no Tocantins – Foto – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

As escolas têm até esta sexta-feira, 10, para inscreverem seus alunos na XIX edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), e a inscrição poderá ser realizada no endereço https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/. Neste ano, o tema será ‘Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas’.

A Olimpíada é destinada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas e é promovida pelo Instituto Butantan, visando disseminar o conhecimento na área de Biologia.

A olimpíada será realizada em três fases. A primeira é uma prova de múltipla escolha com a data prevista para ser realizada em 10 de março, das 9 às 16 horas. Na fase 2ª, os candidatos responderão a uma prova de 50 questões no dia 31 de março, das 9 às 16 horas. A última fase terá prova escrita, que será realizada em 27 de abril, das 14 às 16 horas, com a utilização de software selecionado pela comissão da OBB.

Serão concedidas 25 medalhas de ouro, 50 de prata e 100 de bronze, aos primeiros colocados, e certificados de menção honrosa para os estudantes que acertarem pelo menos 50% da prova na segunda fase. Haverá certificados na categoria Menina da Biologia para a aluna que obtiver a melhor classificação e um certificado para o melhor estudante de escola pública.

Além das premiações referidas, o estudante que apresentar bom desempenho nas provas terá a chance de representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB); e os alunos medalhistas poderão concorrer a vagas em cursos específicos de instituições públicas como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras.

Os estudantes colocados nas primeiras classificações também serão convidados para visitarem o Instituto Butantan e aprenderem mais sobre ciências.

O tema abordará aspectos ambientais, sociais, científicos e tecnológicos na busca de erradicação de doenças, com ênfase na produção e ação farmacológica das vacinas.

No ano passado, a olimpíada contou com a participação de mais de 100 mil alunos de mais de 2,5 escolas de todas as regiões brasileiras.

Fonte- Ascom Seduc

Sair da versão mobile