Ícone do site Gazeta do Cerrado

Escritor de Mulheres de Areia, Joel Barcellos, morre aos 81 anos

Ator Joel Barcellos morreu na madrugada de sábado (10) em Rio das Ostras, no RJ — Foto: Divulgação/Centro Cultural de Visconde de Mauá

O ator Joel Barcellos morreu aos 81 anos em Rio das Ostras, no interior do Rio, na madrugada de sábado (10). O corpo do ator foi enterrado ainda durante a tarde de sábado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Âncora. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Além de ator, Joel era roteirista e diretor e morava em Rio das Ostras há mais de dez anos. Na TV, um dos papéis mais conhecidos de Barcellos foi como o personagem Chico Belo, da novela Mulheres de Areia, em 1993.

Em 1988, Joel atuou com Jofre Soares na novela “O pagador de promessas” — Foto: Reprodução / TV Globo

Antes disso, ele atuou na novela “O Pagador de Promessas”, em 1988, com o personagem Caveiras, onde contracenou com o ator Jofre Soares.

Já em 1992 interpretou o Terto Cachorro na minissérie “Tereza Batista”. Fez também a minissérie “Engraçadinha”, com o personagem Aprígio, em 1995.

O trabalho mais recente em que Joel participou foi no longa “Casimiro de Abreu” (2007), de Paulo Cesar Saraceni e Mário Carneiro.

Ele dedicou sua carreira quase que integralmente ao cinema, participando de momentos importantes como “Cinco Vezes Favela” (1962), Os Fuzis” (1964), de Ruy Guerra e “A Falecida” (1965). Atuou, também, em “O Desafio” (1965), de Paulo César Saraceni; “A Falecida” (1965), de Leon Hirszman e “A Grande Cidade” (1965), de Carlos Diegues.

Prefeitura de Rio das Ostras lembrou em rede social homenagem feita ao ator em setembro — Foto: Reprodução / Facebook

Em nota publicada em uma rede social, a Prefeitura de Rio das Ostras lembrou que Joel foi homenageado no mês de setembro com a exposição “Joel Barcellos – Juventude Acumulada”, onde foram apresentados troféus de prêmios consagrados, cartazes dos filmes que marcaram os mais de 60 anos de carreira, fotos e objetos do ator.

Fonte: G1

Sair da versão mobile