Ícone do site Gazeta do Cerrado

Escritor e pós-doutorando da UFNT lança novo livro de poemas

O escritor e professor Abilio Pacheco, estagiário pós-doutorando da UFNT, e residente em Araguaína, está realizando uma campanha de financiamento coletivo para seu próximo livro de poemas, cujo título é “De braços vagos”, pela editora luso-brasileira Urutau. Abilio é pesquisador de literatura publicada na região de confluência PA-MA-TO, bem como da relação entre Literatura e História, sob a perspectiva da Literatura de Testemunho.

Abilio é atuante como escritor desde a adolescência tendo obtido 1º lugar num concurso nacional de poemas quando tinha 17 anos. “De braços vagos” será seu nono livro individual. Dentre seus livros anteriores destacam-se o romance “Em despropósito”, que é tema de pesquisa de doutorado no PPGLLIT na UFNT; “No rastro e no rumo das palavras”, livro que é resultado de sua tese defendida na UNICAMP (2020) e é importante para pesquisadores que se dedicam aos estudos sobre testemunho na região; e “O menino do farol” (ilustrado por Taate Cavalcante), a ser lançado em Junho, uma narrativa curta com jeito de literatura para crianças.


A fim de fazer o livro de poemas “De braços vagas” vir a público, o professor com a campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/vagos). “Os mais jovens talvez não lembrem que antes a gente comprava um caderno capa dura, pedia para as pessoas contribuírem com alguma quantia e escrevia seu nome para poder receber a prenda no futuro” – comenta o professor. “O financiamento coletivo pela internet funciona da mesma forma”, acrescenta, “você escolhe a recompensa no site, contribui com o valor indicado e espera o livro chegar pelos correios.”

Segundo Abilio uma boa forma de fazer o próximo livro vir a público é adquirindo os já publicados, com a vantagem de já receber imediatamente a publicação escolhida. “Você pode adquirir, por exemplo, o romance que se passa aqui no norte do Brasil, um livro de poemas, ou mesmo o Menino do Farol. É só entrar em contato comigo.” (email: abilioescritor@gmail.com)

Sair da versão mobile