Ícone do site Gazeta do Cerrado

ESPECIAL GAZETA 35 ANOS: Sandoval Cardoso: “eu queria ter tido mais tempo”

Conteúdo Exclusivo Gazeta

O ex-governador Sandoval Cardoso conversou com a Gazeta sobre sua gestão relâmpago à frente da administração do Tocantins. Atualmente, afastado da política, ele se dedica a sua vida pessoal. A entrevista dele é a primeira de uma série dos 35 anos do Tocantins.

Sandoval era deputado estadual, foi eleito pela Assembleia legislativa como governador numa eleição indireta e nas urnas em 2014 não conseguiu se reeleger.

À Gazeta ele admitiu que queria ter tido mais tempo para governar o Estado.

Questionado sobre o que considera ter sido os pontos fortes do seu governo ele afirmou: “O
Desenvolvimento do Estado como fruto de muito trabalho. Ao assumir um governo curto busquei de imediato dar respostas ao anseio da sociedade na época. Então partimos para as obras… foram mais de 2.000 km de estradas estaduais recuperadas/construídas em um grande programa de obras”, alega.

Ele disse ainda: “Parcerias com todos os municípios do Tocantins, principalmente as grandes cidades com recuperação da malha viária urbana e também estradas municipais/ vicinais. Tudo feito e entregue a nossa população. Na saúde além de inúmeras ações, demos respaldo necessário para ampliação do HGP, reforma/ melhorias dos hospitais Hospital Regional de Araguaína e hospital regional de Augustinópolis. Além do esforço para concretização do hospital Geral de Gurupi e do Hospital Geral de Araguaína. Fizemos todo o esforço possível neste sentido. Na segurança pública, buscamos a valorização das nossas polícias militar e civil para que pudessem prestam trabalho de excelência com a dignidade que merecem. No Agro buscamos apoiar nossos produtores desde o menor até o grande na certeza de que todos são importantes e necessários para a economia do nosso estado”, citou.

Publicidade

Ele chegou a ser preso e alvo de investigações da Polícia Federal por suposto fraude em obras públicas se afastou da política após isso. Sandoval disse considerar que deixou uma marca: “Enfim deixamos nossa marca de desenvolvimento com obras em todos os cantos do nosso Tocantins”, disse.

Questionado qual maior desafio do tempo que governou o Estado ele disse: “Foi justamente a falta de tempo. Dedicamos muito, trabalhamos dia e noite para que pudéssemos entregar resultados a nossa gente. Levamos as obras a todo o Estado. Em apenas 8 meses de governo o Tocantins cresceu muito. Eu queria ter tido mais tempo para afinar mais a equipe a fazer ajustes administrativos que pudessem trazer uma economia na máquina pública”, disse.

Governo Wanderlei

Pergunta feita a todos os ex-governadores, Sandoval foi questionado sobre qual conselho daria ao atual governador Wanderlei Barbosa. “Particularmente não tenho acompanhado de perto os números do governo Wanderlei. Mas vejo que ele tem buscado juntamente com sua equipe levar desenvolvimento ao Tocantins. Então não seria um conselho, e sim uma mensagem de otimismo e fé para que ele continue se esforçando para levar para todos nós tocantinenses alegria com as realizações. É que ele possa findar seu mandato com maestria e orgulhoso do que fez!”, disse.

Mensagem para o Tocantins

Sandoval deixou suas felicitações para o aniversário do Estado: “Fica para o Tocantins uma mensagem de otimismo. Que nós tocantinenses possamos trabalhar e crescer junto com nosso Estado que chama atenção do Brasil inteiro e do mundo. O agronegócio sempre crescente principalmente no interior, o turismo com nossas belezas naturais, nossa rica cultura, a tranquilidade e segurança das nossas cidades em comparação com outras Brasil a fora, a beleza da nossa capital Palmas. Torço por um Tocantins cada vez mais próspero que permite ao seu povo trabalhar com tranquilidade e segurança jurídica garantindo a dignidade que os tocantinenses merecem. Parabéns, Tocantins!!!”, afirmou.

Sair da versão mobile