Ícone do site Gazeta do Cerrado

Especial Gazeta: Entenda como foi a liberação do Jalapão para novela global

Os atrativos turísticos da região do Jalapão ficarão fechados por alguns dias ao longo do mês de agosto para possibilitar as gravações da nova novela da Rede Globo, “Do outro lado do paraíso”.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) alerta aos turistas e empresas ligadas ao trade turístico do Tocantins para que observem as datas evitando, assim, transtornos envolvendo a impossibilidade de visitação.

A Gazeta do Cerrado apurou todos os detalhes da liberação do Jalapao para a novela. Para a gravação na área do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), como em qualquer outro caso de produções já realizadas, foi emitida autorização pelo Governo na qual é exigido o cumprimento das regras de visitação e atividades dentro da unidade de conservação.

“Ao assinar e reconhecer o termo, o produtor reconhece que não poderá causar qualquer dano e compromete-se a cumprir as regras dos atrativos sob a responsabilidade do Naturatins”, afirmou a pasta á Gazeta.

Publicidade

Segundo o Naturatins, como já aconteceu em outras produções videocinematográficas, um ou mais funcionários da unidade são designados para acompanhar as gravações e têm o poder de interromper qualquer ação que contrarie as regras do Parque, por exemplo, não deixar lixo, não descer o paredão das dunas, não retirar espécies vegetais, proibir acesso de veículos automotores em determinadas áreas, entre outros.

A Gazeta do Cerrado interrogou sobre um possível acordo financeiro entre a emissora e o governo e nos foi informado que: “A liberação de autorização do uso de imagem foi feita conforme preconiza a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, tendo em vista que não há lei estadual que regule o assunto. Não houve liberação de recursos financeiros, mas a doação por parte da emissora de equipamentos que serão utilizados para melhorar as condições das instalações do Parque Estadual do Jalapão”, informou o governo.

A pasta também informou que os espaços liberados para gravação dizem respeito a atrativos e uma pequena área às margens da rodovia entre Ponte Alta e Mateiros, pouco antes da entrada das dunas, onde foi construído um cenário rústico que não compromete ambientalmente a área do PEJ. “Mesmo nos atrativos e áreas que estejam sob a responsabilidade de particulares ou das comunidades locais, o Naturatins acompanhará os trabalhos para ajudar a garantir a integridade ambiental. ”

Os atrativos estarão fechados ao público apenas em dias específicos e serão divulgados com a antecedência devida para que não haja transtorno aos turistas.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp, todas as empresas ligadas ao setor de turismo já foram informadas, via ofício, deste calendário e, havendo qualquer alteração, a Secretaria voltará a informar.

Conforme o cronograma divulgado pela equipe da produção, os atrativos precisarão ser fechados de forma pontual e em dias específicos, de acordo com a relação a seguir:

Data: 1 e 2 de agosto
Atrativo fechado: Pedra furada
3 de agosto
Canion Sussuapara – das 9 às 13h
Fazenda da Pedra furada – das 13h às 20h
Pedra furada das 13h às 20h
4 de agosto
Prainha do Rio Novo – das 10h às 13h
Cachoeira da Velha – das 10h às 15h
Sede da Fazenda Triago – 10h às 17h
6 de agosto
Cachoeira da Formiga – 8h às 16h
Encontro das Águas – 15h às 18h
7 de agosto
Fervedouro Bela Vista (São Félix) – 8h às 17h
8 de agosto
Capim Dourado – a decidir
9 a 19 de agosto
Gravação próxima às Dunas – Trânsito será controlado pela PM
20 e 21 de agosto
Dunas – das 4h às 19h

Texto: Hellen Maciel – Gazeta do Cerrado

Sair da versão mobile