Ícone do site Gazeta do Cerrado

Especialista revela “stress da internação” no TO e não vê diminuição de curva da Covid em julho

Tocantins contabiliza mais de 10 mil casos da doença

O especialista em Saúde e Conselheiro Federal do CFM, o médico Estevam analisou à Gazeta do Cerrado os números atuais da covid no Estado.

Estevam Rivello, representante do Tocantins no Conselho Federal de Medicina

É difícil falar que estamos em período de estabilidade neste momento, sem crescimento de número de casos. Isso é muito complicado primeiro porque a gente diminuiu a capacidade de testagem, as pessoas estão cada vez mais na rua, então esse fator acho que é complicador e a tendência é que aumentemos o número de casos, inclusive subnotificados”, disse.

Ele falou ainda que “a única certeza que temos é que já estamos vivendo um certo stress no serviço de internação. Ontem no HGP vivenciamos 100% dos leitos de covid ocupados”, revelou.

Ele destacou que “as outras patologias também. Eu tinha sete vagas ontem na UTI. Fiquei até às 3h da manhã internando doente e  hoje só tem mais um e deve já ter sido ocupado pela manhã. O hospital está funcionando com fluxo alto e as pessoas circulando e não testando a tendência é que chegue mais covid mesmo”, citou.

Publicidade

O profissional pontuou ainda que o “mês de julho era o planejado para estabilizar e começar a cair em agosto, porém essa nova formatação da população e das autoridades em não testar, a gente não pode entender que julho seja um momento que a curva vai cair”, disse.

O médico lamentou o fato de “infelizmente ficamos parecendo um cantor de uma nota só, mas é o que é preconizado”, completou.

Ele criticou a flexibilização das atividades em todo o país. “Temos que fazer o melhor para evitar óbitos”, pontuou.

Casos

Hoje o Tocantins contabilizou 135 novos casos confirmados da Covid-19 sendo (97) RT-PCR, (14) Sorologia e (24) testes rápidos.

Os novos casos são de Palmas (47), Araguaína (21), Porto Nacional (21), Xambioá (11), Wanderlândia (05), Araguatins (04), Augustinópolis (04), Formoso do Araguaia (04), Aragominas (02), Arapoema (02), Gurupi (02), Paraíso do Tocantins (02), Araguanã (01), Cariri do Tocantins (01), Carmolândia (01), Caseara (01), Darcinópolis (01), Goiatins (01), Itaguatins (01), Nova Olinda (01), Piraquê (01) e São Bento do Tocantins (01).

Atualmente, o Tocantins apresenta 10.359 casos no total, destes, 6.633 pacientes estão recuperados, 3.531 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 195 pacientes foram a óbito.

 

Sair da versão mobile