Ícone do site Gazeta do Cerrado

Esperança a quem precisa: mensagens amenizam distância entre pacientes com Covid-19 e familiares no TO

Inspirada na necessidade de promover ainda mais um atendimento humanizado neste momento de pandemia e levar alento aos pacientes internados com Covid-19, a cozinha do Hospital Palmas Medical (HPM) realiza uma iniciativa que tem enchido de esperança aqueles que estão à espera de alta hospitalar.

Nesta semana, a unidade desenvolveu o projeto Servindo com Amor. A iniciativa, que surgiu dentro da cozinha, criou um grupo no aplicativo Whatsapp e através dele, é possível receber mensagens dos familiares dos pacientes internados e na hora das refeições, as “cartinhas de amor”, como são chamadas, são lidas para essas pessoas que tanto buscam o restabelecimento da saúde.

Por causa dos altos níveis de contágio do coronavírus, quem testa positivo para a doença fica em isolamento e não pode ter contato com a família. Sem a presença dos entes queridos para enfrentar a doença, a forma encontrada pelo Medical para que os pacientes se sintam mais acolhidos foi a leitura dos recadinhos online.

A diretora da cozinha do Palmas Food Gastronomia Hospitalar, que serve alimentação para o Hospital Palmas Medical e idealizadora da iniciativa, Luciana Coutinho Borges, destaca que o Servindo com Amor realiza um trabalho que ameniza a distância entre pacientes internados com Covid-19 e seus familiares. “Uma ação simples, mas que envolve humanização e carinho por parte de todos os envolvidos nesse processo de assistência. E esse amor é levado em uma das melhores momentos do dia: na hora da alimentação. Ou seja, é uma iniciativa que surgiu na cozinha e contagia positivamente todos do hospital”.

Luciana ainda destaca que a ideia do hospital é seguir com esse projeto, porque é uma ação que se trata algo extremamente importante, quando se refere à humanização do paciente, principalmente em tempos de pandemia, onde ele lida com uma doença que pode abalar drasticamente seu psicológico. “Essa é mais uma forma de amenizar o distanciamento entre quem precisa se tratar internado isolado e os seus familiares e também uma maneira de mostrar que eles têm muito amor e cuidado, aqui dentro e lá fora também, através de mensagens positivas vinda dos seus”.

Em um dos recados enviados à equipe, os familiares chamam atenção para a importância da iniciativa. “Me chamo Gabriela. Gostaria primeiramente de parabenizar esta iniciativa tão amorosa e humana, pois estes bilhetes têm por finalidade diminuir um pouco a dor de um momento tão difícil que muitos estão enfrentando. E gostaria também de falar da nossa gratidão por proporcionar a nós e ao nosso familiar uma aproximação neste momento que o distanciamento é necessário. Um ato de amor, solidariedade e empatia. Que Deus proteja a todos vocês que estão arriscando suas vidas pelos amores de muitas famílias”, diz um dos recados enviados à equipe do projeto em agradecimento à aproximação da familiar com o paciente que há dias está internado na luta contra a Covid-19.

Cozinha
A Cozinha Palmas Food Gastronomia Hospitalar atende os hospitais do grupo Kora Saúde no Tocantins. Desta forma, tanto os pacientes, como médicos e demais colaboradores realizam as refeições a partir da produção desta cozinha.

Kora
Os hospitais Palmas Medical e Santa Thereza passam a integram o Kora Saúde, um dos maiores grupos hospitalares do País. A rede, que também inclui hospitais no Espírito Santo e Mato Grosso, agora chega ao Norte.

Com as integrações do Hospital Palmas Medical e do Hospital Santa Thereza, a Kora Saúde passa a contar com 10 hospitais no Brasil, que somam aproximadamente 1.000 leitos, sendo 240 de UTI.

Com esta estrutura, serão feitos mais de um milhão de atendimentos por ano, sendo em torno 486 mil nos prontos-socorros, 450 mil nos consultórios médicos, 50 mil internações e 40 mil cirurgias. Além disso, a Kora é responsável pelos principais avanços tecnológicos e pela cultura da qualidade hospitalar nas regiões em que atua.

Sair da versão mobile