Ícone do site Gazeta do Cerrado

Espetáculo, evento para músicos e Cine Cultura: Veja o que rola no final de semana

Foto – Divulgação

Poemas, sonetos, crônicas e versos produzidos por escritores regionais ganham corpo, voz e movimento com o espetáculo cênico-musical ‘Sou Poeta’, apresentado por A Barraca Cia de Artes. A estreia acontece no domingo, 21, com sessões às 18 e 20 horas, no Memorial Coluna Prestes. Após a estreia, a Cia A Barraca circulará por espaços públicos e escolas municipais até a próxima sexta-feira, 26. Em todas as apresentações a entrada é franca.

Em ‘Sou Poeta’, cinco atrizes assumem papéis de trovadoras para dar vida a obras literárias dos poetas José Gomes Sobrinho (In memoriam), Odir Rocha e Tião Pinheiro. Com violão, ukuleles, percussão, vozes, teatro e cultura popular, as atrizes mostram a sua forma de interpretar cada produção textual dos poetas homenageados, a partir de temáticas como sonhos, amor, vida e natureza.

Conforme a diretora-geral do espetáculo, a atriz Magna Carneiro, as cenas não trazem uma versão biográfica, mas das histórias e ensinamentos por eles contados em cada produção, estimulando o público a compreender subjetivamente as concepções que norteiam cada artista. “Escolhemos com muito carinho algumas produções desses artistas e apresentamos nesse espetáculo a nossa forma de vê-las, o nosso olhar e interpretação”, adianta a artista, que também integra o elenco ao lado das atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira e Sheyla Virgínio.

Agenda

Publicidade

Após a estreia no Memorial Coluna Prestes, a Companhia terá ainda apresentações na Biblioteca Municipal Jaime Câmara (22/11), Escola Municipal Beatriz Rodrigues (23/11), Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de Moraes (24/11), pracinhas do Morada do Sol (25/11), Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo (25/11) e Escola Municipal Sávia Fernandes (26/11).

Projeto

A apresentação do espetáculo é parte do projeto ‘Literatura e Expressão: A Poesia em Movimento’, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), da Prefeitura Municipal de Palmas.

A Barraca Cia de Artes

Este é o segundo espetáculo de A Barraca Cia de Artes que foca a interpretação de poesias em cena. No ano de 2015, a companhia teatral apresentou o espetáculo teatral “Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho”, que segue no repertório das artistas.

Com um elenco formado somente por mulheres, a Barraca Cia de Artes executa projetos de arte, cultura, educação e assistência social. Tem experiência em produção de projetos de literatura, teatro, música, produção de festivais e formação de plateia. Os trabalhos realizados focam a importância da arte e cultura como instrumentos de transformação e integração social, buscando provocar discussão e reflexão com temáticas socioculturais.

Ficha técnica

Realização: A Barraca Cia de Artes

Textos: José Gomes Sobrinho (In memoriam), Odir Rocha e Tião Pinheiro

Atrizes: Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Magna Carneiro e Sheyla Virginio

Direção-geral: Magna Carneiro

Assistente Direção: Cleuda Milhomem

Direção Musical: Anderson Camacho

Composições musicais: Anderson Camacho e Magna Carneiro

Roteiro e dramaturgia: Magna Carneiro e elenco

Preparação vocal: Anne Raelly

Preparação Corporal: Felipe Trindade

Produção executiva: Cinthia Abreu

Assistente de produção: Leidiane Martins

Cenário e figurinos: Vivian Oliveira

Iluminação, sonoplastia e Staff: Gabriel Deeaz

Patrocínio: Literatura e Expressão: A Poesia em Movimento”, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

1ª Confraternização do Músicos

A Ordem dos Músicos do Brasil, através da Seccional de Miracema, realiza a 1ª confraternização do Músicos, produtores de eventos, Djs da Seccional.

Evento acontece na Avenida Tocantins, s/n, Ponto de apoio por volta das 12:00 horas, em Mirema do Tocantins, no Solares Bar e Restaurante e é exclusivo para integrantes da categoria.

Apoio cultural: Deputado Ricardo Aires, Prefeitura Municipal de Tocantínia, Secretaria Municipal de cultura de Tocantínia, vereador Lucas de Luca, vereadora Tânia Precata, bar da santinha, Bar da Virgínia, dekole conveniência, Manos Bar, Plínio Campelo, Jessé, Gazeta do Cerrado, portal leal Junior, Patrício Alves, vereador Assis Moura.

Releituras clássicas e contemporâneas musicais no Cine Cultura

Uma experiência desafiadora que une estética, perfomance musical e ainda o audiovisual, o projeto ‘As gerações dos mortais assemelham-se às folhas das árvores’ terá estreia nesta sexta-feira, 19. A primeira exibição será restrita a convidados e acontecerá no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, às 20 horas. A partir de sábado, 20, o público poderá conferir o trabalho pelo canal do Coletivo N.S.L.O, no YouTube.

O projeto é fruto de uma colaboração entre o pianista Dario Rodrigues Silva (Caçapava-SP) e o compositor Heitor Oliveira (Palmas-TO). A obra consiste em um sarau para pianista e assistentes com música de Heitor Oliveira e textos de Homero, Dante, Camões e Shakespeare, criada originalmente entre 2015 e 2017. Agora, é apresentada em formato audiovisual como um sarau para pianista e assistentes.

Conforme Heitor, o projeto trata de relações entre leituras de passagens literárias clássicas e a criação musical contemporânea, propondo a interação do pianista com seus assistentes. “É fruto de um processo de criação e de performance que proporciona reflexões e provocações no âmbito de práticas criativas colaborativas e interartísticas”, declara.

Roteiro

A composição desenvolve variações de ciclos rítmicos baseados na organização dos calendários gregoriano e positivista. Na segunda parte, constroem-se relações entre a leitura de passagens literárias clássicas e a exploração de sonoridades não tradicionais do piano e de sua combinação com vozes e ações dos assistentes. Na terceira parte, o recital é interrompido por um estranho cortejo pelas entranhas do teatro. Finalmente, na quarta parte, a composição assume caráter rapsódico, enquanto o pianista e assistentes lidam com as ruínas de suas lembranças e esperanças.

Para adaptação ao formato audiovisual, o projeto contou com direção de fotografia de Roberto Giovanetti, da Vanguarda Audiovisual.

Projeto

Uma realização do Coletivo N.S.L.O com produção da Fluxo Criativo, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Equipe técnica

Concepção e Roteiro: Heitor Oliveira e Dario Rodrigues Silva

Compositor: Heitor Oliveira PIANISTA Dario Rodrigues Silva

Assistentes: Carla Lisboa, Cleyton Silva, Diego Santos, Fernando Barros, Henrique MMachado, Markelaine Batista, Raiane Oliveira e Ronalda Pinto

Direção de fotografia: Roberto Giovanetti

Direção de Som: Fred Garibalde

Cenografia: Fernanda Rodrigues

Produção Executiva: Tales Monteiro – Fluxo Criativo

Afinação de Piano: José Mendes

Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu

Agradecimento: Universidade Federal do Tocantins (câmpus Palmas), Comsaúde (Porto Nacional), Centro de Convenções Mauro Cunha (Gurupi), Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Capes).

Fontes – Secom Palmas, Assessoria Ordem dos Músicos do Brasil no Tocantins

Sair da versão mobile