Ícone do site Gazeta do Cerrado

Esquema vacinal com a Jassen é feito com duas doses, explica Semus

Foto – Raíza Milhomem

A respeito da imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas informa que a vacina da Janssen é aplicada em duas etapas (que consistem em dose única + reforço).

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que o reforço deve ser feito apenas com uma dose do próprio imunizante da Janssen, sendo aplicado a partir de dois meses após a primeira dose.

A Semus relembra que, inicialmente, o imunizante da Janssen foi administrado em dose única, passando a ser administrado, posteriormente, em duas doses. O MS chegou até a sugerir uma terceira dose, no entanto, as aplicações seguem sendo recomendadas em duas etapas.

Intervalos demais imunizantes

A Semus orienta que a população fique atenta aos intervalos dos demais imunizantes. Para o público com mais de 12 anos, a  Semus explica que a segunda dose da Coronavac e Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a primeira dose; no caso da Astrazeneca, esse prazo é de 60 dias. A dose de reforço está disponível para a população acima de 18 anos ou adolescentes com mais de 12 anos que sejam imunossuprimidos. A aplicação desta dose ocorre quatro meses após a segunda dose dos três imunizantes citados.

Para o público infantil (05 a 11 anos), somente a segunda dose é oferecida com o prazo de 28 dias após a aplicação da Coronavac (a mesma para adultos) e dois meses após a primeira da Pfizer Pediátrica (tampa laranja).

Fonte – Secom Palmas

Sair da versão mobile