Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estado garante não ter recebido nenhum lote vencido de qualquer vacina do Ministério da Saúde

Nova remessa chegou na madrugada desta quarta-feira, 17. Divulgação Saúde

A secretaria de saúde afirmou em nota nesta sábado, 3, que não recebeu nenhuma vacina vencida do Ministério da Saúde.

Veja a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que todos os lotes que chegaram ao Tocantins, entregues pelo Ministério da Saúde (MS), foram conferidos e verificados todos os dados pertinentes para garantia da qualidade das vacinas.

A Gerência de Imunização da SES, responsável pelo recebimento, conferência e distribuição das vacinas para os 139 municípios, ressalta que que NÃO recebeu nenhum lote vencido de qualquer vacina do Ministério da Saúde, sendo feita a conferência no do ato do recebimento em consonância com a nota emitida pelo MS e a distribuição das mesmas para os municípios é realizada através de notas digitalizadas e emitidas via Sistema de Informação de Insumos Estratégicos Especiais – SIES, que não permite a liberação de nenhuma vacina com lote vencido.

A equipe técnica da Gerência de Imunização realizou o levantamento para a conferência dos registros e constatou que NÃO distribuiu nenhum lote vencido para os municípios, para isso temos todos os relatórios do sistema e notas comprobatórias desde o registro do recebimento das vacinas pelo Estado até a distribuição realizada para os municípios.

Publicidade

As notas emitidas pela SES e o relatório gerado pelo sistema estão à disposição dos órgãos de controle, veículos de imprensa e instituições que querem conferir a veracidade da informação.

A SES destaca que a Gerência de Imunização tem orientado os municípios a sempre desprezar qualquer dose de vacina que esteja para vencer e a realizar a busca ativa de pacientes em tempo oportuno, para que doses não sejam perdidas e muito menos aplicadas fora da validade.

A SES reforça que todas as vacinas são seguras. Os municípios podem continuar o processo de imunização.

Palmas, 03 de julho de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

Sair da versão mobile