Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estantes suspensas: Inspire-se em cinco projetos para cozinha

Sua cozinha é pequena e você quer usar todos os cantinhos dela para guardar utensílios? Então as estantes suspensas são a solução ideal para o ambiente. De madeira ou de ferro, elas servem como paneleiros ou até mesmo para abrigar plantinhas, objetos decorativos e bebidas. Pensando nisso, selecionamos cinco projetos para você se inspirar e aderir a essa ideia. 

1. Para o projeto desta cozinha despojada, André Hauser e Aline Biaggi, da HB Arquitetos, optaram por uma bancada colada na ilha central, além de pontos de cor. A mesa serve de apoio para refeições rápidas e para quem assiste ao preparo dos pratos. A estante suspensa de madeira traz uma combinação charmosa, que inclui panelas, utensílios domésticos e objetos decorativos.

André Hauser e Aline Biaggi, da HB Arquitetos, optaram por uma bancada colada na ilha central da cozinha, com mesa que serve de apoio para refeições rápidas. Na estante suspensa, mix de utensílios domésticos, panelas e objetos decorativos (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

 2. O projeto de Mariana Fajnzylber e Alana Furumoto, dupla que comanda o Estúdio Urbhá, é uma receita clean. A madeira, o azul, os tons de concreto e o verde da natureza chamam atenção. E para que todo mundo fique à vontade nos dias de festa, a cozinha não tem paredes. Aqui, a estante suspensa foi usada para guardar bebidas e os utensílios mais usados pelos moradores.

Pintada de cinza, a porta de entrada fica ao lado da pequena – e prática – cozinha. O tom de azul-marinho dá mais charme ao espaço, que tem elemento suspenso para guardar bebidas e os utensílios mais usados pelos moradores (Foto: Manu Oristânio/Divulgação )

3. A reforma de 5 meses, assinada pela 3P Studio, aproveitou ao máximo peças já existentes nessa cozinha, como as bancadas de pedra ardósia, o revestimento quadriculado e o forno à lenha, mas trouxe vida nova ao ambiente. Um dos objetivos era criar um espaço mais claro e funcional. A estante suspensa foi usada para guardar livros e objetos decorativos numa composição harmônica. 

A cozinha foi ampliada com o deslocamento da bancada e integrada à sala de jantar e estar. A estante suspensa guarda abriga livros e objetos decorativos (Foto: Rafael Ribeiro/Divulgação)

4. No projeto idealizado pela arquiteta Gabriela Marques e pela designer de interiores Carla Bomfim, o paneleiro e a estante suspensa tem a estrutura de ferro e tela metálica perfurada, com ar industrial. A execução ficou por conta da Serralheria Arte e Estilo. No armário, o destaque vai para os puxadores com cavas vazadas nas portas. 

A estante suspensa tem estrutura de ferro e tela metálica perfurada, materiais que dão um ar industrial à cozinha (Foto: Edu Castello / Editora Globo)


5. Para delimitar o espaço entre cozinha e sala de jantar, a arquiteta Renata Spinelli planejou uma bancada baixa, na altura da pia, que esconde a parte organizacional. A estrutura ainda tem outras duas funções: na parte interna, abriga armários; na sala de jantar, colada à mesa de vidro, serve de aparador. A estante suspensa de estrutura metálica abriga vasos de plantas dos moradores, garantindo um toque de verde à cozinha. 

Sobre a bancada que esconde área organizacional, a estante de estrutura metálica expõe as plantas dos moradores (Foto: Evelyn Müller/Divulgação)

fonte: Revista Casa e Jardim

Sair da versão mobile