Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estilos de closet para vários gostos e tipos de casa

Ter um closet é um dos pedidos mais comuns de quem vai reformar a casa. Isso porque o cômodo oferece não só espaço para guardar as roupas, mas para passar um tempo cuidando de si. Há modelos para todos os gostos e tipos de casa: aberto, fechado, compacto, espaçoso, que divide o ambiente com o quarto ou separado do espaço de dormir. Os projetos abaixo ilustram as diferentes versões com criatividade. Para conferir os demais ambientes das casas e apês abaixo, clique na foto ou no título de cada item.

1. Coisa de filme
No sótão da influenciadora digital Jade Seba, o closet foi a estrela da reforma, projetada pela designer de interiores Marcela Barcelar. A necessidade de um espaço grande levou a profissional a resolver um quebra-cabeça. “O espaço ocupado pelo closet também tinha de abrigar a cama seguindo os padrões mais comuns de layout, o que acabava por reduzir seu tamanho pela metade”, revela Marcella. Após quatro estudos da planta, a decisão foi separar o leito e criar um espaço aberto que parece coisa de filme norte-americano: com marcenaria rosada, o ambiente conta com um estilo moderninho e clássico ao mesmo tempo. Além disso, um pendente funcional foi desenhado especialmente para o espaço a fim de ampliar a claridade e o foco. 

2. Sóbrio
No projeto de Kika Tiengo Arquitetura, a sobriedade toma conta do closet, devido aos armários com acabamento de folha especial com tingimento cinza. A limpeza e a neutralidade do layout resultado num visual limpo para o quarto, que tem a cama encostada na bancada.

3. Escandinavo
O quebra-quebra entre dois quartos abriu espaço para um closet neste projeto. “Quebramos uma parede entre os quartos e usamos um armário como divisória”, conta o arquiteto José Guilherme Carceles, que assina o projeto com Diogo Luz, do Casa 100 Arquitetura. Apesar de estarem separados, o carvalho americano dá unidade ao projeto, já que é o mesmo material da cabeceira da cama.

4. Vários em um
No projeto do escritório Pascali Semerdjian, a suíte espaçosa permitiu que closet e cama dividissem o mesmo espaço. Marcando essa divisória está o balcão de nogueira, que serve como espaço para armazenamento, e apoio para a região de vestir. O móvel tem a altura do parapeito da janela e cobre quase toda a circunferência do ambiente, se desdobrando em cabeceira, mesinhas de noite e escrivaninha.

Publicidade

5. Compacto
O escritório Studio Vert abusou da criatividade para aproveitar todos os cantos deste apê de 40 m². Para o closet, o cabideiro e as prateleiras dispensam o armário e ficam logo ao lado da cama. Tudo ali é transparente: desde a região para guardar roupas, até a porta pantográfica.

fonte; Revista Casa e Jardim

Sair da versão mobile