Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estoques chegam a situação crítica e Hemocentro convoca doadores de todos os tipos sanguíneos


Por ser um mês em que as pessoas saem de férias, julho é recorrente a queda de doações. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) convoca as pessoas de todos os tipos sanguíneos para salvar vidas com a doação de sangue, nas unidades da Hemorrede Tocantins, que estão com os estoques em situação crítica. Pessoas que já doaram ou que nunca doaram, mas estão em boas condições de saúde, pesam no mínimo 50 Kg e possuem entre 16 e 69 anos de idade, estão convocadas para ajudar os hospitais públicos e privados de todo o Estado.

A responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes relatou que, “nós estamos precisando urgentemente da ajuda dos doadores para salvar vidas. Em todo o Estado estamos precisando de sangue, então quem é doador, e quem nunca doou sangue também e possui os critérios, pode procurar o Hemocentro mais próximo, para salvar vidas. São todos os tipos sanguíneos que estão em falta, então muitas pessoas podem ajudar”.

“Nós estamos com os estoques com uma quantidade baixíssima, por isso precisamos que pessoas de todos os tipos sanguíneos venham às unidades da Hemorrede do Tocantins, para fazer a doação. É um ato de cuidado ao próximo e nesse momento, é crucial a doação. No mês de julho as pessoas viajam, por isso recomendamos que doem sangue antes de viajar, precisamos da ajuda de todos”, afirmou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.

Para doar

Para ser doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 Kg e não estar em jejum. Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado. O doador pode ter entre 16 e 69 anos, (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável).

Funcionamento de rotina

Os interessados podem comparecer a uma das unidades da Hemorrede Tocantins das 7 às 18h, de segunda a sexta. Em caso de dúvida e para mais informações, pode ligar no 0800 642 8822 ou no 3218-3232. Os horários e datas normais de funcionamento das Unidades de Coleta de Sangue e Hemocentros do Tocantins são:

– Hemocentro Coordenador de Palmas: (Segunda a sexta, 7 às 18:30h; Sábado, 7h às 12:30h)

– Hemocentro Regional de Araguaína – Araguaína: (Segunda a sexta, 7 às 18:30h; Sábado, 7h às 12:30h)

– Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: (Segunda a sexta, 7 às 18:30h; Sábado, 7h às 12:30h)

– Unidade de Coleta de Palmas – Anexo Hospital Geral de Palmas: (Segunda a sexta, 7 às 18:30h)

– Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: (Segunda a sábado, 7 às 18:30h Sab: 7h às 12:30h)

– Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: (Segunda a sexta, 7 às 18:30h Sábado, 7h às 12:30h)

Sair da versão mobile