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Estratégias para digitalizar a sua empresa

A economia é digital, os clientes são digitais, o mundo é digital. Diante de tudo isso, será que não está na hora da sua empresa também ser digital?

Tornar-se digital já nem é mais uma questão de opção, mas sim, é uma forma de se adaptar aos novos tempos. E como adaptação também tem a ver com sobrevivência, podemos dizer que digitalizar é não perder o bonde da história.

Além disso, diante da crise provocada pela pandemia do Coronavírus, que estabeleceu de vez a frase “fique em casa” nas redes sociais e no cotidiano da população, tanto as pequenas quanto as grandes empresas cada vez mais devem pensar em estratégias digitais.

Plataformas como o WordPress e o Magento, por exemplo, viabilizam a criação de sites e-commerce. Porém, as estratégias para digitalizar a sua empresa não se limitam apenas nas vendas online.

 

Como colocar a sua empresa no mundo digital

Ter uma boa presença digital é o passo inicial para o empreendedor que almeja migrar para o lado digital da força. É por essa razão que hoje em dia ter um site é fundamental para qualquer negócio.

Um site está na linha de frente quando se fala em estar perto do público consumidor. Pode apostar: a primeira coisa que os seus potenciais clientes irão procurar é o seu site.

Por isso, para que o site da sua empresa apresenta uma característica profissional e ofereça credibilidade, é importante efetuar o registro do seu domínio.

Além desse detalhe, é preciso pensar em outras estratégias para você tornar o seu negócio cada vez mais adaptado ao contexto digital em que vivemos. Vamos ver então como é possível digitalizar o seu negócio?

Pensar digitalmente

Isso implica em uma mudança de pensamento interno na sua empresa. Ou seja, é preciso estabelecer um novo método de organizar os procedimentos internos e a realização das tarefas diárias.

Nesse aspecto, a adoção de ferramentas de gestão de negócio se torna fundamental. Softwares como o Trello, o Wrike e o Dropbox permitem o compartilhamento dos mais variados arquivos entre os integrantes da equipe.

Além disso, por meio desses softwares é possível determinar tarefas, estabelecer prazos e tornar mais rápida a realização dos trabalhos. Inclusive, dependendo do negócio, eles possibilitam a adoção do trabalho em Home Office, algo que ganhou vários adeptos no mundo pós-Coronavírus.

O fato é que até mesmo a assinatura de contratos e outros documentos pode ser um processo digitalizado, pois também existem ferramentas online para isso.

Adotar a mobilidade

Os smartphones acompanham os seus donos desde a hora em que eles acordam até o instante em que eles vão dormir. São acessórios versáteis que permitem efetuar registros fotográficos, gravar vídeos e até fazer compras.

Isso mesmo, hoje em dia a maior parte do tráfego de usuários que navega na internet vem de um dispositivo móvel. Os usuários estão na internet para encontrar a solução de vários problemas. Imagine então que a sua empresa pode ser a solução que muitos deles procuram.

A popularização de smartphones e tablets oferece uma série de oportunidades. Esses aparelhos podem se tornar verdadeiras ferramentas que ajudam as empresas a interagir com o seu público, não apenas fechando negócios e vendas, mas também criando um maior engajamento com a marca.

Por isso, quando se fala em mobilidade, priorize para o seu site a tão falada responsividade. Um site com design responsivo tem condições de ser bem visualizado pelos usuários que chegam até você por meio de um smartphone.

Valorize a Experiência do Usuário

Falando em Design Responsivo, não dá para deixar de fora a “User Experience”, também conhecida como a Experiência do Usuário.

Esse conceito prioriza diretrizes que facilitam ao máximo a navegação dos usuários em sites, aplicativos e redes sociais. Ao conhecer os principais fundamentos da Experiência do Usuário, você pode criar sites, blogs e aplicativos dinâmicos para a sua empresa.

Lembre-se que valorizar a User Experience em seu negócio é uma forma de garantir um atendimento digital de qualidade, pois não basta apenas estar na internet, mas sim fazer a diferença.

Esteja presente nas redes sociais

Consumidores dos mais variados perfis estão nas redes sociais, então um negócio digital deve estar lá também.

Hoje em dia não custa lembrar que redes como o Facebook, o Instagram e o Twitter possuem recursos e versões voltadas para empreendedores.

Ser digital é se adaptar aos tempos modernos

O público dos dias de hoje está conectado assistindo a um vídeo no Youtube, postando algum meme nas redes sociais ou verificando os seus e-mails diários. O seu negócio precisa acompanhar o ritmo do seu público e ir até onde ele está, ou seja, na internet.

Por fim, é por essa razão que adotar estratégias para digitalizar a sua empresa separa aqueles empreendimentos que são lembrados pelos clientes, daqueles que não investem em tecnologia e aos poucos ficarão no passado.

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