Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estudantes de escola do Tocantins participam de projetos de educação musical

Alunos apresentaram repertório de MPB tocado em sanfonas (Foto: Divulgação)

Visando utilizar a música como ferramenta para o desenvolvimento dos estudantes, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, vem realizando um trabalho diferenciado por meio de dois projetos: Orquestra Sanfônica Capim Dourado e Música na Escola. A culminância das ações foi realizada na quarta-feira, 28, com a “Noite Musical JPC”, aberta à comunidade.

A Orquestra, além de ensinar os estudantes dos ensinos fundamental e médio a tocar sanfona, estimula os talentos musicais dos alunos e busca despertar o gosto pela Música Popular Brasileira (MPB). Já o projeto Música na Escola oferece aulas gratuitas de violão para os estudantes da unidade escolar, para os familiares dos alunos e servidores da escola. O intuito de ambos é promover o desenvolvimento dos educandos nos campos cognitivo, intelectual e cultural, favorecendo a autoestima e a inclusão social.

No evento de encerramento das atividades, os estudantes montaram um repertório para demonstrar o resultado do que aprenderam ao longo do ano com o maestro voluntário, Genivan Ribeiro Dias, e o professor de música, Valdemiro Gomes de Sousa. A apresentação foi repleta de músicas que retratam a cultura brasileira, incluindo obras de artistas regionais.

A diretora da unidade escolar, Débora Ribeiro dos Santos, lembrou que as iniciativas da escola atendem a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. “A música tem papel primordial no lazer e socialização das pessoas. Esta Lei é uma grande conquista para a área da educação, uma vez que ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos e exerce relevante papel na formação cultural das pessoas. Temos nos esforçado para que ela seja cumprida de forma que possa contribuir para a formação cidadã dos nossos alunos. Essa é nossa prioridade”, enfatizou.

 

 

Fonte: Seduc

Sair da versão mobile