Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estudantes realizam ação de reflorestamento de nascente do rio Manoel Alves Pequeno em Itacajá

Os estudantes cuidam das mudas de plantas nativas para reflorestamento - Divulgação

A Escola Estadual Almeida Sardinha, da cidade de Itacajá, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, realizou, durante todo o ano letivo, diversas ações de conservação do meio ambiente. Entre as atividades de educação ambiental, destaca-se o reflorestamento da nascente do Rio Manoel Alves Pequeno. No início das atividades escolares de 2018, os alunos plantaram mudas de plantas nativas, que foram usadas no reflorestamento da nascente do rio, no qual a escola vem realizando o plantio há onze anos.

O plantio de 600 mudas nativas na nascente foi realizado na sexta-feira, 23, pelos alunos, funcionários da escola, pais, comunidade local e representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do município. Para a ação, a escola realizou palestras e caminhadas ecológicas na comunidade com representantes do meio ambiente do Estado e da cidade para arrecadar mudas.

Maria de Lourdes Rocha da Cruz Porto, gestora da escola, pontuou que o envolvimento da comunidade neste ano foi decisivo para manter a ação. “A comunidade nos forneceu sementes e mudas para o reflorestamento da nascente, participando de forma positiva de todas as atividades desenvolvidas, sobretudo no plantio, conhecendo de perto a real situação em que se encontra nossa nascente”, ressaltou.

A professora de Geografia, responsável pela ação, Edmeire Moraes Lacerda Brito, enfatiza que a sustentabilidade do planeta é uma das temáticas do Projeto Cidadão do Futuro. “Uma das ações do projeto é reflorestamentos das margens do rio Manoel Alves Pequeno, para onde levamos centenas de mudas nativas, entre elas bacaba, buriti, açaí, ipê, ingá, cajá, cajuí e oiti. Com esta ação durante o ano letivo, promovemos um momento de conscientização ambiental com toda a comunidade escolar”, frisou.

 “O processo de recuperação e conservação das nascentes deve ser muito bem planejado, orientado e executado com a ajuda de especialistas no assunto. A ação tem alcançado os objetivos propostos e a cada dia conquistamos mais parcerias e os alunos estão mais ativos e interessados, ao observar as árvores que já existem no local, plantadas por nós nos últimos anos. É gratificante ser recebida pelos morados dos locais reflorestados, nos mostrando como cuidaram bem do que deixamos”, destacou a coordenadora Christiane Cabral Paiva.

Anna Kallyne Oliveira Gomes, aluna, destacou o aprendizado nas aulas são práticas. “Participamos de palestras, realizamos aulas de campo, conscientizando a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Também arrecadamos mudas nativas para reflorestar a nascente do nosso rio. Tivemos momentos ricos, onde fizemos o plantio de mudas e cuidamos com frequência observando o crescimento.

Estudantes arrecadam mudas para reflorestamento – Divulgação

Sair da versão mobile