Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estudantes visitam exposição sobre história do Estado no Memorial Coluna Prestes

Em comemoração ao Dia da Autonomia do Tocantins, cerca de 90 estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral professora Elizângela Glória Cardoso visitaram, na manhã desta segunda-feira, 18, a exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins, que acontece no Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

Em exibição desde a última sexta-feira, 15, a mostra narra o processo de luta pela criação do estado do Tocantins. Como explica o curador, José Eduardo Rodrigues. “Com cerca de 24 painéis e 80 fotografias, a ideia é trazer um conceito de flashback que contenha a história oficial e bastidores desse processo de criação do Tocantins, unindo a força de Siqueira Campos às manifestações populares da época”, destacou.

O objetivo da visita dos estudantes à exposição é incentivar a valorização da história e cultura tocantinense. A atividade teve início com um vídeo introdutório que traçou uma linha do tempo, com contextualização histórica. Após a exibição, os estudantes tiveram acesso aos objetos expostos, livros e fotografias.

Conforme o idealizador da exposição, José Wagner Praxedes, o projeto foi realizado pensando na carência de informações sobre a história. “Víamos que a história do nosso Estado não estava mais sendo contada, estava esquecida. Daí, tivemos a ideia de abordar todo esse processo, para lembrar da importância da luta para criação do Tocantins”, frisou.

A estudante Fernanda Mascarenhas, de 18 anos, contou que sempre teve vontade de conhecer o Memorial Coluna Prestes e que, nesta primeira vez, gostou da exposição. “Eu sempre quis visitar esse lugar e hoje a exposição é sobre a criação do Estado, uma maneira perfeita de conhecer o Memorial. Todos os objetos carregam história e memória que precisamos saber enquanto estudantes”, pontuou.

Publicidade

Já a coordenadora de apoio pedagógico da Escola Elizângela, Valdete Oliveira, disse que é importante os estudantes conhecerem a própria história. “Conhecer a nossa história é necessário. A exposição proporciona informação e curiosidades para os estudantes. Eles vão precisar de conhecimentos sobre o Tocantins para realização de vestibulares e concursos, por exemplo”, finalizou.

Visitas

A exposição vai até o dia 19 de junho e a entrada é franca. Até o final do mês de abril, outras 24 escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas irão visitar o memorial, conforme cronograma já definido.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Gazetadocerrado.com.br
Para mentes pensantes
Sair da versão mobile