Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estudo descobre porque geralmente ganhamos peso ao envelhecer

Ao envelhecer, perder aqueles quilos extra na balança se torna mais difícil. Enquanto muito disso pode estar ligado a uma possível desaceleração do metabolismo, um estudo feito por pesquisadores do Karolinska Institutet, da Universidades de Uppsala, ambos na Suécia, e da Universidade de Lyon, na França, descobriu que o acúmulo de peso ao envelhecer é facilitado pelo fato das células adiposas não se renovarem com tanta frequência e rapidez, como na juventude. Ou seja, ao invés de remover as células que guardam a gordura, elas ficam cada vez mais acumuladas, podendo armazenar mais energia.

O estudo foi realizado ao longo de 13 anos a partir do acompanhamento de 54 indivíduos. Com o passar do tempo, os cientistas notaram que a renovação lipídica, que acontece no tecido adiposo, tem suas taxas reduzidas. Dessa forma, tendemos a armazenar mais gordura, ao invés de gastá-las. 

No combate ao ganho de peso, o que deveria ser feito é a redução da ingestão calórica diária. Durante as análises, os indivíduos que não seguiram a recomendação ganharam, em média, 20% de peso no decorrer dos 13 anos. 

Todavia, existem outras formas de fazer com o que o seu corpo gaste a gordura armazenada. A principal é manter a atividade física em dia, a fim de gastar mais calorias e ganhar mais músculos, os quais precisam de energia para se manterem fortes.

fonte: Casa e Jardim

Publicidade
Sair da versão mobile