Ao envelhecer, perder aqueles quilos extra na balança se torna mais difícil. Enquanto muito disso pode estar ligado a uma possível desaceleração do metabolismo, um estudo feito por pesquisadores do Karolinska Institutet, da Universidades de Uppsala, ambos na Suécia, e da Universidade de Lyon, na França, descobriu que o acúmulo de peso ao envelhecer é facilitado pelo fato das células adiposas não se renovarem com tanta frequência e rapidez, como na juventude. Ou seja, ao invés de remover as células que guardam a gordura, elas ficam cada vez mais acumuladas, podendo armazenar mais energia.
O estudo foi realizado ao longo de 13 anos a partir do acompanhamento de 54 indivíduos. Com o passar do tempo, os cientistas notaram que a renovação lipídica, que acontece no tecido adiposo, tem suas taxas reduzidas. Dessa forma, tendemos a armazenar mais gordura, ao invés de gastá-las.
No combate ao ganho de peso, o que deveria ser feito é a redução da ingestão calórica diária. Durante as análises, os indivíduos que não seguiram a recomendação ganharam, em média, 20% de peso no decorrer dos 13 anos.
Todavia, existem outras formas de fazer com o que o seu corpo gaste a gordura armazenada. A principal é manter a atividade física em dia, a fim de gastar mais calorias e ganhar mais músculos, os quais precisam de energia para se manterem fortes.
fonte: Casa e Jardim