Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estudos de viabilidade para novo leilão da BR-153 são concluídos

BR-153 - Divulgação

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) concluiu os estudos de viabilidade para a nova concessão da BR-153 entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO), leiloada em 2014. A concessão caducou em 2017, devido à inadimplência do vencedor do leilão, a empreiteira Galvão Engenharia, em relação ao contrato.

A proposta prevê a inclusão de mais dois trechos de rodovias federais no pacote a ser oferecido ao setor privado: a BR-414 (entre Anápolis e Niquelândia, GO) e a BR-080, que liga o Distrito Federal à BR-153 (próximo a Uruaçu, GO). Os dois trechos totalizam 87 quilômetros. A BR-080 encurta o acesso do DF até a BR-153 (a chamada Belém-Brasília) em direção ao Norte.

A futura concessão será a primeira com a proposta de tarifas diferentes nos pedágios para trechos com duplicação e sem duplicação, a fim de incentivar as concessionárias a implementar a duplicação. Pelos estudos enviados ao governo para que a proposta de concessão seja colocada em audiência pública, a inclusão das BRs 414 e 080 busca ampliar a viabilidade da concessão, evitando o desvio de motoristas dos pontos de pedágio sugerido pelo estudo.

Os investimentos estimados são de R$ 7,5 bilhões, além de outros R$ 3,6 bilhões para conservação durante os 30 anos de concessão. A expectativa é de duplicação de 601 quilômetros ao longo da concessão, o que deve ser feito em dois ciclos: o primeiro, entre o terceiro e o novo ano do contrato; e o segundo, entre o 16º e o 22º ano.

_______________________________________________________________________

Publicidade
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Sair da versão mobile