Ícone do site Gazeta do Cerrado

Evento de celebração à Yemanjá une casas de matrizes africanas em Palmas

A Federação das Entidades de Culto Afro-brasileiras do Estado do Tocantins (Feccamto) está organizando um evento especial para homenagear Yemanjá, a Rainha do Mar, e convida toda a comunidade negra e os praticantes de religiões de matriz africana para participarem dessa celebração única.

O evento, que marca a união das casas de matrizes africanas de Palmas, será um momento de fé, gratidão e celebração da cultura afro-brasileira. A concentração está marcada para as 15h, ao lado da Choupana do Lago, com a entrega das oferendas prevista para as 16h.

A presidente da Feccamto, Mãe Carol de Osum, do Ilè Laye Omó Silè, ressalta a importância dessa iniciativa, destacando que é o primeiro evento organizado conjuntamente pelas casas de matriz afro em homenagem a Yemanjá. “A Feccamto, atendendo aos pedidos dos pais e mães de terreiro, buscou o apoio das casas, da Prefeitura de Palmas e outros parceiros para realizar este evento”, afirmou.

A festa à Yemanjá contará com a participação de todas as casas, seja de Candomblé, Umbanda ou Terecô, sendo uma iniciativa liderada pelo Ilè de Odé, do pai William de Oxossi. “A gente vê e acompanha as demais festividades por todo o país, e especialmente em Salvador. Conversando com os irmãos de axé aqui de Palmas, decidimos fazer a nossa. A primeira, é bem simples, mas queremos que entre no calendário de eventos da nossa Capital”, disse o líder religioso.

O presente para Yemanjá será composto por comida seca, flores, frutas e será acompanhado de muitas cantigas e rezas pedindo proteção. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmas e promete ser um momento marcante para toda a comunidade afro-brasileira da cidade.

Sair da versão mobile