Ícone do site Gazeta do Cerrado

EXCLUSIVO GAZETA: Mais de 90% dos municípios tocantinenses não registraram mortes por Covid entre setembro e outubro

Levantamento foi feito entre 16 de setembro e 7 de outubro e obtido exclusivamente pela Gazeta do Cerrado - Foto: Lia Mara

Levantamento foi feito entre 16 de setembro e 7 de outubro e obtido exclusivamente pela Gazeta do Cerrado

Brener Nunes

De 16 de setembro a 07 de outubro, 92,09% dos municípios tocantinenses não apresentaram mortes por Covid-19, o maior percentual em toda a pandemia no Estado. É o que mostra um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), obtido exclusivamente pela Gazeta do Cerrado.

Foram 128 cidades sem notificação de mortes dentro destes 22 dias entre os meses de outubro e setembro.

Os municípios são:

Abreulândia; Aguiarnópolis; Aliança do Tocantins; Almas; Alvorada; Ananás; Angico; Aparecida do Rio Negro; Aragominas; Araguaçu; Araguanã; Arapoema; Arraias; Augustinópolis; Aurora do Tocantins; Axixá do Tocantins; Babaçulândia; Bandeirantes do Tocantins; Barra do Ouro; Barrolândia; Bernardo Sayão; Bom Jesus do Tocantins; Brasilândia do Tocantins; Brejinho de Nazaré; Buriti do Tocantins; Cachoeirinha; Campos Lindos; Cariri do Tocantins; Carmolândia; Carrasco Bonito; Caseara; Centenário; Chapada da; Natividade; Chapada de Areia; Colméia; Combinado; Conceição do Tocantins; Couto Magalhães; Cristalândia; Crixás do Tocantins; Darcinópolis; Dianópolis; Divinópolis do Tocantins; Dois Irmãos do Tocantins; Dueré;; Esperantina; Fátima; Filadélfia; Fortaleza do Tabocão; Goianorte; Goiatins; Guaraí; Ipueiras; Itacajá;; Itaguatins; Itapiratins; Itaporã do Tocantins; Jaú do Tocantins; Juarina; Lajeado; Lavandeira; Lizarda;; Luzinópolis; Marianópolis do Tocantins; Mateiros; Maurilândia do Tocantins; Miracema do Tocantins; Miranorte; Monte do Carmo; Monte Santo do Tocantins; Muricilândia; Natividade; Nazaré; Nova Olinda; Nova Rosalândia; Novo Acordo; Novo Alegre; Novo Jardim; Oliveira de Fátima; Palmeirante; Palmeiras do Tocantins; Palmeirópolis; Paraíso do Tocantins; Paranã; Pau D’Arco; Pedro Afonso; Peixe; Pequizeiro; Pindorama do Tocantins; Piraquê; Pium; Ponte Alta do Bom Jesus; Ponte Alta do Tocantins; Porto Alegre do Tocantins; Porto Nacional; Praia Norte; Presidente Kennedy; Pugmil; Recursolândia;; Riachinho; Rio da Conceição; Rio dos Bois; Rio Sono; Sampaio; Sandolândia; Santa Fé do Araguaia; Santa; Maria do Tocantins; Santa Rita do Tocantins; Santa Rosa do Tocantins; Santa Tereza do Tocantins; Santa Terezinha do Tocantins; São Bento do Tocantins; São Félix do Tocantins; São Miguel do Tocantins; São; Salvador do Tocantins; São Sebastião do Tocantins; São Valério; Silvanópolis; Sítio Novo do Tocantins; Sucupira; Taguatinga; Taipas do Tocantins; Talismã; Tocantínia; Tupirama; Tupiratins; Wanderlândia; Xambioá.

A maioria dos municípios têm menos de 14 mil habitantes, com exceção de Paraíso do Tocantins e Porto Nacional que possuem mais de 50 mil habitantes. Guaraí, Dianópolis, Augustinópolis, Miracema e Taguatinga possuem mais de 15 mil.

Municípios com mortes

Neste mesmo período de 22 dias, apenas 11 cidades somaram 17 mortes pela doença: Araguacema; Araguaína; Araguatins; Colinas do Tocantins; Figueirópolis; Formoso do Araguaia; Gurupi; Lagoa da Confusão; Palmas e Tocantinópolis.

Sem mortes na pandemia

Neste 1 ano e sete meses de pandemia no Tocantins, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas quatro municípios não registraram mortes por Covid. São eles: Mateiros, Taipas, Lavandeira e Crixás.

Vacinação

O Tocantins ultrapassou a marca de 1,6 milhão de doses aplicadas. O número alcançado desde que a vacinação começou em 17 de janeiro é de 1.619.864 vacinas aplicadas em primeira, segunda ou dose única, necessárias para completar o esquema vacinal contra a doença. O número registrado pelo Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), às 10:02 desta segunda-feira, 18.

A população vacinada apenas com a D1 chega a 1.004.535, corresponde a 63,17% dos tocantinenses. Com a D2 são 565.567, que é 35,56% da população. Com a dose única, são 31.563, 1,98%.

O Tocantins já recebeu 2.163.885 de doses de vacinas. Destas, 2.121.236 já foram distribuídas aos municípios, e 1.576.221 foram aplicadas.

Queda de óbitos e casos

O Estado do Tocantins encerrou setembro com a sequência de queda nos números e óbitos pela Covid-19, completando um ciclo de cinco meses consecutivos em baixa. Segundo o apurado pela equipe técnica do Integra, em setembro, foram registrados 4.692 novos casos da Covid-19, em todo o Estado, uma redução de 39,9% em relação aos mês de agosto, quando se contabilizou 7.809 novos registros da doença.

A queda também foi verificada nos óbitos. Em setembro foram 50 mortes, enquanto em agosto foram registrados 106, uma redução de 53% de um mês para o outro.

Pelo quinto mês, estado apresenta redução nos casos de Covid-19 – Foto: Divulgação SES

No Brasil

Em setembro deste ano, 58% dos municípios brasileiros não registraram mortes por Covid-19, o maior percentual desde maio de 2020.  Foram 3.274 cidades sem notificação de mortes no último mês, um aumento de 31,8% em relação às 2.484 de agosto.

Sair da versão mobile