Rogério Tortola – Gazeta do Cerrado
A Câmara Municipal de Palmas já tem um novo presidente: Marilon Barbosa (PSB). Marilon foi eleito em junho deste ano, em chapa única com 19 votos.
A presidência da Câmara, assim com da Assembleia Legislativa, é considerada uma posição estratégica, já que entre as atribuições do presidente está definir o que entra em pauta para votação.
Credibilidade e proximidade com o povo
A Gazeta do Cerrado conversou com o presidente que assume para o biênio 2019/2020.
O vereador vê a necessidade de resgatar a confiabilidade dos palmenses, ele entende que os políticos estão com imagem ruim perante a sociedade.
“Hoje o povo não confia na câmara, anda desconfiado da classe política. Vamos regatar esta confiabilidade perante a sociedade”, disse Marilon.
Ele pretende promover ações itinerantes, “vamos levar a Câmara para os bairros, com sessões itinerantes, no corpo a corpo com o povo”, acrescentou o presidente eleito.
De acordo com Marilon, sua gestão vai buscar a modernização da Casa, com destaque para as áreas de segurança, informática e comunicação.
Sede própria
O vereador ainda pretende lutar pela construção de uma sede própria para o poder legislativo de Palmas e vai tentar reduzir o custo com aluguel da atual sede, por meio de uma negociação com os proprietários, de acordo com ele.
“Queremos uma gestão de muita justiça, priorizando os servidores e os vereadores, trabalhando todos na mesma unidade”, afirmou o vereador, demonstrando que pretende buscar a conciliação. Citou ainda a importância de fazer um trabalho voltado para a área social.
O poder dos Barbosas
A família Barbosa tem demonstrado seu poder político e conquistado cada dia mais espaço no cenário tocantinense.
Além de Marilon que vai estar à frente da Câmara de Palmas, seu irmão Wanderlei Barbosa (PHS) é vice-governador recém-eleito ao lado de Mauro Carlesse (PHS).
O filho de Vanderlei, Léo Barbosa (SD) foi eleito o deputado estadual e com votação expressiva. Foi o mais votado, proporcionalmente, da região norte do país, com apenas 29 anos.
De olho no Palácio Araguaia
Perguntado sobre o futuro político de seu irmão, Vanderlei Barbosa, e se ele seria um possível candidato a prefeitura de Palmas, revelou planos são mais ousados.
“Provavelmente ele deva sair ao Governo do Estado, talvez ele seja nosso futuro governador, mas ainda não conversamos sobre isso”.
Apesar de revelar este projeto político, ponderou que ainda é muito cedo para levantar esta questão.