Ícone do site Gazeta do Cerrado

Exposição “Brilho da Nossa Terra” retrata símbolos do Tocantins na capital

Foto: Divulgação

Através da arte da cinzelaria, que consiste na técnica de metalurgia em que um metal maleável é moldado por martelamento no verso para criar um desenho em alto relevo, o projeto “Brilho da Nossa Terra”, selecionado na categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo,  será exposto em Palmas, capital do estado, no segundo semestre de 2024, com previsão para os meses de outubro e novembro. A exposição foi contemplada no valor de R$30.000,00 e busca retratar os símbolos tocantinenses, prevendo a doação de uma das peças produzidas ao Hospital do Amor.

Para a ação, cinco ícones que marcam a cultura tocantinense estão sendo confeccionados em painéis de alumínio no atelier que o proponente contemplado, Anízio Silversmith, criou em sua própria residência. Em comemoração ao aniversário do Tocantins, celebrado em 5 de outubro, o projeto prevê a produção, em alto relevo e cor, de peças que retratam o biscoito Amor Perfeito, o girassol, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, as joias produzidas na técnica da filigrana e a Praça dos Girassóis, localizada em Palmas.

“O propósito desta exposição é mostrar para as gerações mais novas como é possível aplicar esta arte de forma muito produtiva em diversos tipos de trabalho. Essa técnica de cinzelagem é muito antiga, que envolve a manufatura de metais, mas que ultimamente tem sido um pouco perdida, por causa da indústria e da tecnologia. Mas ela ainda está resistindo nos ateliers de artistas, designers, joalheiros, em diversas partes do mundo”, disse o artista.

As peças serão acompanhadas de um catálogo e devem ser expostas ao longo de cerca de dois meses, em espaço público a ser definido. Após a exposição, o projeto ainda prevê a doação de uma peça para o Hospital do Amor. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com, ou pelo telefone (63) 9 9230-3182 e página no Instagram @aniziosilversmith.

Sobre o proponente

Formado em Tecnologia de Gestão de RH, o paulista Anízio Dias dos Santos, estuda e produz artes de cinzelamento de pratarias (técnica de acabamento de metais). Com treinamento especializado com mestres de Portugal, Itália e França, o artista executou trabalhos para pratarias conceituadas, como a Galeria das Pratas, Pratel, Pratalux, Leão das Pratas, Saint’James Pratarias e Prataria Santa Rita. Sua performance o conceitua como Mestre Silversmith, por escolas internacionais como Valentin Yotkov – EUA e Il Maestro Acquafresca – Firenze, Itália. Radicou-se em Palmas (TO) em 2013 e atualmente dedica-se ao projeto “Domesticação do Alumínio”, utilizando chapas de alumínio e tinta automotiva como base para suas representações artísticas.

Ficha técnica

Idealizador e proponente:
Anízio Dias dos Santos

Assessor de Imprensa:
Ronaldo Coelho Teixeira

Tradutor de Libras:
Luan Crispim

Designer Gráfico:
Henrique Rafael

Cronograma
01/04 à 20/06/2024 – Preparação da oficina para confecção das peças
20/06 à 30/07/2024 – Confecção das peças
20/07 à 30/09/2024 – Divulgação da exposição
01/09 à 10/09/2024 – Montagem da exposição
01/10/2024 – Vernissage
02/10 à 30/11/2024 – Abertura e período da exposição

Sair da versão mobile