A Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançou edital de extravestibular para preencher 1.301 vagas remanescentes em todo o estado. Os selecionados começarão no primeiro semestre de 2023.
As oportunidades são para:
- Transferência interna: aluno da UFT que queira se transferir para curso da mesma área, no mesmo ou em outro campus;
- Transferência externa: aluno de outra instituição superior, que esteja com matrícula ativa ou trancada e que deseja se transferir para o mesmo curso ou curso afim da UFT;
- Reingresso: aluno desvinculado ou que tenha requerido desistência da matrícula na UFT, não jubilado, que não tenha concluído o curso de graduação e que pretenda reingresso no mesmo curso e câmpus, ou ainda no mesmo curso em outro câmpus; ou para curso afim no mesmo ou em outro câmpus;
- Portador de diploma: candidato que tenha concluído um curso de nível superior e que pretende começar um curso afim ou em outra habilitação do mesmo curso.
Os interessados devem se inscrever entre às 10h do dia 20 de deste mês até as 17h do dia 06 de outubro, somente pela Internet. Basta acessar o site da Copese, preencher o formulário eletrônico com os dados pessoais, observando as áreas de conhecimento descritas na planilha da CAPES contidas no Anexo I, do edital de abertura.
Feito isso, basta efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$120, até a data do vencimento indicada no boleto que será gerado.
De acordo com o documento, o candidato que efetivar a sua inscrição fora da área de conhecimento prevista no anexo I – Tabela de Afinidades dos Cursos de Graduação da UFT – perderá o direito de se matricular no curso, mesmo depois de classificado.
A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre às 10h do dia 20 de setembro e às 17h do dia 23 do mesmo mês. Veja todos os critérios exigidos no edital.
Provas e vagas
Os candidatos às vagas farão uma prova com 25 questões objetivas, com três disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu. Por exemplo, quem pretende ingressar no curso de direito, terá que responder questões de português, história e geografia.
As 1301 vagas serão distribuídas em 75 cursos, em cinco câmpus da UFT e dois da UFNT.
Alguns dos cursos com vagas disponíveis são: medicina veterinária, agronomia, pedagogia, ciências contábeis, direito, jornalismo, arquitetura e urbanismo, medicina, enfermagem, nutrição, entre outros.