Considerada uma das maiores festas juninas da região Norte do País, a 26ª edição do Arraiá da Capital foi aberta na noite dessa quarta, 27, em grande estilo com o show do grupo Falamansa. A Festa, que acontece na Vila Olímpica de Palmas, ao lado do Estádio Nilton Santos, na avenida Teotônio Segurado, continua até o domingo, 1º, com o concurso de quadrilhas, shows de forró, brincadeiras e comidas típicas.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, abriu oficialmente o evento, acompanhada do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Mantoan, do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis e assessores. Após fazer a abertura oficial, Cinthia assistiu às apresentações das candidatas ao Concurso da Rainha do Arraiá da Capital e, em seguida, anunciou a apresentação mais esperada da noite, o show do grupo Falamansa.
Show
Em seguida o público cantou e dançou ao som do grupo Falamansa, que cantou seus maiores sucessos, como “Xote da alegria”, “Xote dos milagres”, “Rindo à toa”, “Cem anos”, entre outras em ritmo de xote e forró pé de serra. A estudante Beatriz Sousa conta que acompanha a banda desde pequena. “Meu pai me incentivava a gostar das músicas, então há bastante tempo eu gosto deles”, disse.
Para Amanda Alencar, cuja família é do Nordeste, não foi difícil acompanhar o xote ao som da zabumba. “Minha família é bem forrozeira e gosta muito de xote, então é a nossa cara”, disse.
Forró e friozinho
O clima frio no cair da noite fez com que o casal Joel Alves e Viviane Câmara agasalhasse o filho de 10 meses, Henrico Alves Câmara, durante o show do Falamansa. O casal elogiou a iniciativa Administração Municipal. “É importante que a Prefeitura invista em eventos assim porque é mais uma oportunidade de a gente se divertir e aproveitar mais um dia com a família”, disse.
Já as irmãs Amandda Chistina Diniz Antunes e Anna Beattryz Diniz aproveitaram para visitar o museu com exposição de figurinos das quadrilhas. Para Amandda Chistina, os figurinos estavam deslumbrantes. “Na próxima eu quero dançar como rainha”, disse, acrescentando que seu maior sonho é participar do concurso de Rainha.
Comidas típicas
O primeiro dia do 26º Arraiá da Capital foi lucrativo para o senhor Manoel Izidoro, que aproveitou a oportunidade para vender pipocas e churros. “Estamos vendendo bem os dois, se Deus quiser vamos vender em torno de dez mil reais até domingo”, disse.
Além de pipocas e churros, os visitantes podem, ainda, se deliciar com vários outros os pratos típicos dos festejos juninos. As receitas são à base de milho, amendoim, leite, coco e, ao longo dos anos, ganharam a companhia de outras delícias, agradando ainda mais o paladar do público. Entre as opções gastronômicas, há barracas de pastéis, tapiocas, paçocas, pamonha e milho verde, caldos, carne na chapa, cachorro quente, entre outros.
Coreto do Forró
Um dos locais mais frequentados foi o Coreto do Forró, onde casais dançaram forró e xote a noite toda, ao som de diversas bandas, a exemplo da banda Xote Belo, que tocou sucessos de Luiz Gonzaga e outros grandes sucessos da música popular brasileira. A dona Maria José veio de Taquaruçu para dançar um forrozinho com um amigo. “Eu aprendi a dançar a forró em Palmas”, destaca.
No meio do salão, mãe e filha davam um show à parte em coreografias no forró, Rosangela Rosendo e Scarllet Rosendo Cavalcante. A filha garante que a mãe dança melhor do que ela. “Eu aprendi a dançar com ela e é a primeira vez que eu venho aqui e está tudo muito bonito e organizado”, concluiu.
O presidente da FCP, Giovanni Assis, falou sobre a experiência em lançar o 26º Arráia da Capital em sua gestão. “A gente trabalhou muito tempo para trazer à população um evento organizado, ainda mais alegre, mais decorado, mais festivo”, disse.
A prefeita de Palmas, Chinthia Ribeiro, também falou da emoção em lançar pela primeira vez o Arraiá da Capital em sua gestão. “Estamos aproximando cada vez mais as pessoas neste circuito, as coisas acontecem daquele jeitinho de cidade do interior, com muito carinho”, concluiu.
Programação completa:
Quinta-feira – 28
Coreto do Forró- das 19h30 às 00h
01 – Edi Ribeiro -19h30 às 21h
02 –Cardosinho do Acordeon – 21h às 22h30
03 – Paraíba dos 8 Baixos – 22h30 às 00h
Quadrilha Comunidade
Junina da Apae (não competitiva) – 19h10
Quadrilhas do Grupo de Acesso – 19h às 22h10
1ª Paixão Junina;
2ª Pula Fogueira;
3ª Coração Caipira;
4ª Já Vim Já Vou;
5ª Fulô de Mandacaru
Show – Palco Principal – 00h – Tribaião
Sexta-feira – 29
Coreto do Forró- das 19h30 às 21h
01 – Trio do Forró- 19h30 às 21h
02 – VL do Acordeon – 21h às 22h30
03 – Braguinha Barroso – VL do Acordeon – 22h30 às 00h
Quadrilhas do Grupo de Acesso – 19 às 22h10
1ª Fogo na Cumbuca;
2ª Girassol do Cerrado;
3ª Encanto Luar;
4ª Matutos da noite;
5ª Caipiras do Sertão.
Show – Palco Principal – 00h – Theo Santana;
Sábado – 30
Coreto do Forró – das 19h30 às 21h
01 – Agostinho do Acordeon – 19h30 às 21h
02 – Trio Chapéu de Couro – 21h às 22h30
03 – Trio Bacana – 22h30 às 00h
Quadrilha do Grupo Especial – 19 às 22h10
1ª Luar de Santo Antônio;
2ª Arrasta Pé do Liberdade;
3ª Cafundó do Brejo;
4ª São João das Palmas;
5ª Estrela do Sertão
Show – Palco Principal – 00h – Dorivã
Domingo 01/07
Coreto do Forró – das 19h às 00h
01 – Zé Lourinho – 19h30 às 21h
02 –Trio Baú – 21h às 22h30
03 – Marcilon do Acordeon – 22h30 às 00h
Quadrilha do Grupo Especial – 19 às 22h10
6ª Explosão Amor Caipira;
7ª Caipiras do Borocoxó;
8ª Pizada da Butina;
9ª Coronéis da Sucupira
10ª Nação Junina
Show – Palco Principal – 00h – Pedra de Fogo.