Nesta quarta-feira, 8, um indivíduo, cujo nome não foi divulgado, foi detido em Palmas, Tocantins, após tentar obter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) utilizando documentação falsa. O suspeito chegou a apresentar uma recomendação falsificada da faculdade e criou uma página na internet para validar sua identidade como médico.
O processo de validação do registro no CRM envolve duas etapas: o envio de cópias dos documentos e a apresentação presencial da documentação ao conselho. Segundo Wordney Carvalho, vice-presidente do CRM no Tocantins, a equipe responsável pela análise das documentações suspeitou do indivíduo desde a primeira etapa.
“Na primeira etapa, nossa equipe verificou que os documentos apresentados eram falsos. Foi utilizado um artifício, como o envio de um e-mail falso da faculdade recomendando a pessoa, além da criação de uma página na internet para que, ao pesquisarmos o nome dele no Google, aparecesse como médico”, explicou Carvalho.
O CRM ressaltou que casos de pessoas se passando por médicos e tentando registrar-se no conselho têm se tornado mais frequentes no estado. Em 2022, uma pessoa foi identificada utilizando documentos falsos, enquanto no ano passado foram identificados quatro casos semelhantes.
A identidade do indivíduo detido não foi divulgada, e até o momento não houve contato com sua defesa. O caso segue em investigação para apurar eventuais cúmplices e outros desdobramentos relacionados à tentativa de fraude no registro profissional.