Ícone do site Gazeta do Cerrado

Falta de médico deixou maior hospital público do TO sem poder receber novos pacientes; impasse foi resolvido

Final de semana de impasse no HGP

O Hospital Geral de Palmas (HGP), maior unidade hospitalar pública de saúde do Tocantins ficou sem condições de receber e internar novos pacientes neste final de semana.

Médicos da unidade confirmaram a informação à Gazeta.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) admitiu à nossa equipe  que durante o final de semana o Hospital Geral de Palmas (HGP) ficou temporariamente impossibilitado de aceitar novas admissões, devido à falta de profissional médico na escala, no entanto a situação já foi normalizada e os pacientes que aguardavam transferência foram regulados.

Diante da situação, a alternativa seria transferir alguns pacientes para a unidade de Paraíso.

Transferência

No que se refere ao transporte de pacientes, a secretaria  esclarece que a responsabilidade pela transferência dos pacientes com quadros leves e moderados é do município de origem, ficando sob responsabilidade do estado somente a transferência dos pacientes com quadro grave e que necessitem de UTI Terrestre.

A Secretaria esclareceu ainda que a disponibilidade dos leitos é dinâmica, em razão de vários fatores determinantes. Logo, para que seja garantida a oferta da assistência, os pacientes serão regulados à unidade hospitalar em que há oferta de vagas que melhor atendem suas necessidades.

Publicidade

Em relação ao Hospital Regional de Paraíso, a SES declara que essa é unidade de referência para complexidade intermediária, ou seja, admite pacientes estáveis, classificados como moderados. Estando ligada à rede de atenção hospitalar no enfrentamento da COVID-19 com assistência em leitos clínicos.

Sair da versão mobile