Ícone do site Gazeta do Cerrado

Falta de transporte prejudica alunos em Luzimangues

(Divulgação)

s estudantes da Escola Municipal Maria de Melo, em Luzimangues, estão enfrentando dificuldades para conseguir chegar até a sala de aula. Os pais contam que a van que faz o transporte dos alunos do distrito de Porto Nacional, que fica na região central do estado, não passa todos os dias. A média, segundo eles, é de apenas uma vez por semana. E este não é o único problema.

“O carro não busca. O menino se arruma todos os dias, vai para o ponto, esperar no solzão [sic] quente. O menino já está até desanimado, né. Vai se arrumar para que, se não vem ninguém buscar”, comenta José de Souza, que tem um filho matriculado na escola. O menino usou apenas cinco páginas do caderno de português desde que o ano letivo começou. Nas demais aulas, só teve faltas.

Pais resolveram procurar a subprefeitura (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Os pais já estão com medo dos filhos perderem o ano. “Se as crianças faltarem cinco dias eles querem expulsar as crianças da escola porque acham que o erro é das mães” disse a mãe de aluno, Francilene Silva. “O meu menino mais pequeno mesmo falou ‘Mãe, eles disseram que se eu faltar mais três dias eu vou ser expulso’, mas a culpa não é nossa. Como a gente vai trazer? É longe!”, contou outra.

Os estudantes moram em dois assentamentos que ficam a aproximadamente 30 quilômetros do distrito cada. Além da falta de frequência, os pais também reclamam da segurança dos veículos. “Quando pensa que não a van chega lá quebrada. Quando não é pneu, é porta caindo” reclama outro pai, Reinaldo Oliveira.

Os pais resolveram procurar a subprefeitura, que administra o distrito. Diante da equipe da TV Anhanguera, o superintendente da área, José Barbosa, disse que não estava ciente do problema e prometeu resolver a questão até a quinta-feira (2).

Sair da versão mobile