Após a definição de que haverá 2º turno na disputa à Prefeitura de Palmas, pela primeira vez na história, Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (PODE) agradeceram seus apoiadores e começaram a planejar a continuidade de suas campanhas.
O 2º turno será dia 27 de outubro. Os dois candidatos começaram o dia já com reuniões com aliados, coordenações e equipes de comunicação.
A apuração do 1º turno foi finalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h59, com 100% das urnas apuradas. Janad Valcari ficou em primeiro, com 62.126 (39,22%) votos, e Eduardo Siqueira Campos em segundo, com 51.344 (32,42%).
Janad afirmou após o placar do 1º turno que sofreu muitos ataques, mas manterá a cabeça erguida e reinicia sua campanha nesta segunda-feira (7).
“Nós sofremos ataques diuturnamente na nossa campanha, difamando a minha honra, a honra da minha família, mas se estão achando que vou baixar minha cabeça, estão muito enganados. Manterei minha cabeça erguida, estou pronta e preparada. Amanhã às 7h estou na rua pedindo meu voto.”
Segundo ela, a campanha do segundo turno será focada em propostas.
“Nosso trabalho sempre foi cercado de propostas. Então, nós temos as melhores propostas para Palmas. Foi uma campanha linda, uma campanha alegre, divertida e propositiva. É este o nosso projeto”.
Eduardo Siqueira Campos, ao comentar o resultado do 1º turno, agradeceu o resultado. “O mais importante é coração leve, alma boa, serenidade, diálogo. A gente vai conversar com a sociedade com o pé no chão”.
Segundo ele, o sentimento é o mesmo de quando foi prefeito de Palmas pela primeira vez, em 1992. “Mais de 30 anos depois, o sentimento é o mesmo. Nós vamos ganhar essa eleição com humildade, mas com a maioria do povo de Palmas que quer alguém que conheça”, afirmou.
Primeiro turno em Palmas
Mais de 167 mil eleitores foram às urnas em Palmas neste domingo (6). O candidato professor Junior Geo (PSD) ficou em terceiro, com 44.326 (27,99%) votos, e Lúcia Viana (PSOL) em quarto, com 591 (0,37%) votos.
A votação do primeiro turno teve votos 158.387 válidos, além de 5.425 (3,24%) nulos e 3.484 (2,08%) em branco. A abstenção foi de 20,15%, que equivale a 42.228 eleitores que não compareceram às urnas.
Os eleitores de Palmas também foram às urnas para eleger os parlamentares que vão compor a Câmara Municipal a partir de 2025. Oito vereadores foram reeleitos e 15 nomes novos foram escolhidos.