A Prefeitura de Gurupi e o Governo do Tocantins decretaram nessa sexta-feira, 08, luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada e ex-vice-prefeita de Gurupi, Maria das Dores Braga Nunes, de 82 anos, mãe da prefeita Josi Nunes.
O velório de dona Dolores Nunes teve início na madrugada deste sábado, 9 de setembro, na Casa de Maria, situada na Avenida Minas Gerais esquina com a Rua 5, em Gurupi.
O sepultamento será às 17h, também neste sábado, no cemitério Santo Antônio, na região central da cidade.
Dolores Nunes, como era conhecida, faleceu por volta das 19 horas, desta sexta-feira, 08, após uma parada cardíaca. Ela estava há 26 dias internada em um hospital em Palmas-T0, por conta de complicações da Covid-19.
O Decreto nº 1.129/2023 publicado no Diário Oficial de Gurupi, destaca o seu legado e relevante histórico prestados ao Tocantins em especial ao município de Gurupi, ressaltando sua trajetória como primeira dama, vice-prefeita, e seu pioneirismo sendo: a primeira mulher tocantinense eleita deputada estadual; a primeira ser eleita deputada federal pelo Estado do Tocantins e a primeira presidente da fundação mantenedora UnirG.
Advogada e educadora, Dolores Nunes nasceu em Natividade do Tocantins, é gurupiense de coração e ajudou significativamente na construção desta cidade com muita garra e determinação, ao lado de seu falecido marido, Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi.
Dolores Nunes teve vários mandatos: Deputada Estadual (1991-1994); Deputada Federal (1995-1998); e vice-prefeita de Gurupi (2013-2020). Presidente Diretório Municipal do PMDB de Gurupi; Presidente do Diretório Municipal do PTR, Gurupi, TO; Presidente, Diretório Municipal do PP de Gurupi; Segunda-Vice-Presidente do PP de Palmas.
Dolores exerceu também atividades Profissionais e Cargos Públicos: Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, 1987-1988. Secretária de Trabalho e Assistência Social do Tocantins em 2009-2010. Professora do Estado, Presidente da Fundação Educacional de Gurupi.