Ícone do site Gazeta do Cerrado

Fazendeiro é preso e multado em R$ 100 mil por construir garimpo ilegal de ouro

Divulgação PM-TO

Local foi encontrado na zona rural de Ipueiras

Um garimpo ilegal, que funcionava em uma fazenda na zona rural do município de Ipueiras, foi fechado por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), na quarta-feira, 11, depois de uma denúncia anônima.

Os policiais militares ambientais da 1ª companhia/BPMA (Palmas/TO) deslocaram até a zona rural do município de Ipueiras, onde constataram o funcionamento de um garimpo ilegal de minério (ouro). Além disso, foram localizados 10 kg de material explosivo e seis detonadores que eram utilizados no processo de extração do minério.

Divulgação PM-TO

No momento da abordagem, estava presente no local um funcionário da fazenda, onde era cometido o crime ambiental. Posteriormente compareceu o proprietário da fazenda, um senhor de 74 anos, que assumiu a ser o responsável pelo garimpo.

Diante dos fatos, os policiais acionaram o instituto de criminalística de Porto Nacional para elaboração do laudo pericial, bem como o Esquadrão Antibombas da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), a fim de realizar a destruição dos artefatos explosivos, o que foi efetivado no próprio local.

Divulgação PM-TO

O proprietário da fazenda e o funcionário foram encaminhados à Central de Flagrantes de Porto Nacional para lavratura do auto de prisão em flagrante.

O proprietário foi autuado em R$ 100.000,00 pela infração ambiental cometida, além de ter o local embargado e os equipamentos utilizados apreendidos.

Divulgação PM-TO

Fonte e Fotos: PM-TO

Sair da versão mobile