Localizada a 12 km do santuário, a barraca de apoio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), à Festa de Romaria do Senhor do Bonfim, recebeu na quarta e quinta-feira, 14 e 15, a visita do governador Mauro Carlesse e contou com a presença do gestor da pasta Messias Araújo, que verificou pessoalmente o atendimento aos visitantes da Romaria.
A barraca de apoio aos romeiros, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, oferece suporte para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos visitantes da festa de Nosso Senhor do Bonfim.
“São romeiros vindos de todas as regiões do Estado e do Brasil, e precisam de atenção nesse momento em que recuperam as forças para continuar a peregrinação até o santuário”, afirmou o secretário, que aproveitou para conversar com os romeiros.
Atendimento
Até está quarta-feira foram contabilizados mais de 5 mil atendimentos. Dentre eles, o romeiro de Chapada da Natividade, Vandeir, que faz a peregrinação há mais de 30 anos, disse que sempre faz a parada na barraca de apoio. “Acho importante esse atendimento; muitos romeiros vêm de muito longe e é necessário recuperar as energias para continuar”, disse ele, enquanto recebia atenção dos técnicos da Setas.
Já Ana Maria, funcionária pública, participa da romaria há 30 anos e anteriormente fazia a viagem de Porto Nacional ao povoado do Bonfim, ficou surpresa com a estrutura fornecida pelo Governo do Estado, por meio da Setas. “Atualmente faço o percurso de Natividade ao povoado e a barraca da Setas fica bem no meio da viagem, o que é um apoio muito importante para o visitante descansar, se alimentar e seguir viagem” afirmou.
Romaria de Nosso Senhor do Bonfim
Durante as festividades, que iniciaram no dia 6 de agosto, os romeiros saem da região central de Natividade e vão até o povoado Bonfim a pé, montado a cavalo, ou mesmo de bicicleta. Os grupos mais devotos costumam percorrer uma distância ainda maior, saindo de Gurupi e até mesmo de Palmas, distante 246 km do povoado.
A Romaria acontece no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado e prossegue até sábado, 17, com a tradicional Missa dos Romeiros, às 7h.
fonte:Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social