Começa nesta terça-feira (6) o maior evento do calendário religioso no Tocantins. A Romaria do Nosso Senhor do Bonfim anualmente atrai milhares de peregrinos ao povoado que leva o nome do santo e fica próximo a Natividade. O evento tem duração de 11 dias e é visitado por fiéis de todas as partes do país.
A romaria começou há mais de 200 anos e é tão antiga quando a própria cidade de Natividade, a primeira a ser construída no estado. Os romeiros tradicionalmente saem da região central e vão até o povoado a pé ou de bicicleta. São 23 km de distância entre um ponto e outro.
Grupos mais devotos podem percorrer uma distância ainda maior. Visitando o povoado é fácil encontrar romeiros que caminharam desde Gurupi ou mesmo chegaram pedalando de Palmas.
A organização do evento informou que espera que até 500 mil pessoas passem pelo local durante todo o período. A maior concentração é esperada para a celebração do dia 15 de agosto, quando é rezada a principal missa.
A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país. A missa de abertura está programada para às 20h desta terça.
A Diocese de Porto Nacional divulgou a programação completa da romaria na internet. Os fiéis podem acompanhar os eventos através da página: http://dioceseportonacional.org.br/programacao-da-romaria-do-senhor-do-bonfim-2019/
E a programação completa aqui: