Ícone do site Gazeta do Cerrado

Febre Amarela: Duas mortes estão sob investigação e outros nove casos suspeitos foram notificados

Dois casos de morte pela doença estão sendo investigados - (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Um relatório divulgado nesta segunda-feira, 14, mostra que desde dezembro de 2017, até a última sexta-feira, 11, duas mortes suspeitas de febre amarela estão sob investigação no Tocantins. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), revelam ainda que outras nove notificações da doença foram registradas no Estado.

Além dos dois casos que estão sendo investigados, outros dois, um em Palmas e outro em Araguatins, já foram descartados. Outras duas notificações em Tocantínia seguem sendo apuradas.

No período em que os dados foram analisados, 20 casos suspeitos foram registrados, desses, 11 estão descartados após exames. Confira abaixo, as cidades que estão sob investigação.

Palmas – Dois casos;

Tocantínia – Dois casos;

Porto Nacional – Um caso;

Araguatins – Um caso;

Peixe – Um caso;

Ponte Alta do Bom Jesus – Um caso;

Paraíso do Tocantins – Um caso.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que não há motivo para pânico e nem correria nos Centros de Saúde da Comunidade. A recomendação é que a população mantenha-se tranquila, pois em Palmas, a vacinação é contínua e disponibilizada o ano inteiro na rede municipal.

Confira a nota na integra

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reitera que não há motivos para pânico e nem correria aos Centros de Saúde da Comunidade. A recomendação é que a população mantenha-se tranquila em relação à febre amarela, pois em Palmas a vacinação é contínua e disponibilizada na rede municipal durante o ano inteiro. Além disso, o mosquito transmissor é uma espécie endêmica (nativa) da região norte, por isso, o sistema de saúde de Palmas está preparado para atender toda a população.

Vale ressaltar que o esquema vacinal atual é de dose única. Portanto, quem tiver o registro de pelo menos uma dose da vacina é considerado imunizado e não necessita de doses adicionais. As pessoas devem procurar cartões de vacina antigos para verificar a situação vacinal e se já houver registro da vacina, não há necessidade de revacinação.

O Ministério da Saúde preconiza uma dose da vacina na fase adulta para proteção por toda a vida. A vacina que é produzida pelo SUS, é aplicada em dose única, em crianças a partir dos 9 meses de idade.

Recomendamos que todas as pessoas que residem no Tocantins, ou que transitam em nosso estado, devem estar vacinadas e apresentar o comprovante de vacinação quando solicitado pelas autoridades sanitárias. A vacina encontra-se disponível em todos os Centros de Saúde da Comunidade da rede municipal de saúde de Palmas.

Sair da versão mobile