A Fesserto (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Tocantins) e o Sinfito (Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Tocantins) doaram um equipamento de ar condicionado para o setor de fisioterapia do Hospital Regional de Arraias, no Sudeste do Estado.
A iniciativa das entidades sindicais foi tomada após encaminhamento de ofício à Secretaria Estadual da Saúde para que resolvesse o problema da falta de climatização do espaço aonde diariamente são atendidos pacientes. As entidades alegam que o Estado não respondeu e por isso resolveram comprar o equipamento por contra própria e o entregaram no hospital.
“Vivemos em um calor muito forte e é inadmissível que pacientes sejam atendidos sem qualquer climatização em um hospital. O governo não cumpriu as suas obrigações e nós tomamos a iniciativa”, explicou o presidente da Fesserto, Carlos Augusto Melo de Oliveira.
Para o presidente do Sinfito, Sandro Adrian, a ação foi um ato que dá condições de dignidade aos colegas fisioterapeutas que trabalham no local. “Era uma necessidade dos profissionais. Buscamos as vias legais e infelizmente não tivemos sucesso. Então, encontramos uma forma para resolver o problema”, destacou Adrian.
O equipamento custou R$ 1,5 mil e tem a potência de 12 mil BTUs.