Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ferramenta inovadora de transferências de recursos da União aos Municípios poderá ser acessada pelo cidadão

Presidente da ATM media painel que apresenta ferramenta inovadora do Governo Federal para acompanhamento das transferências de recursos

Na condição de vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, mediou o painel “A Plataforma + Brasil e o processo de simplificação e integração para as políticas públicas”, durante a programação da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta quarta-feira, 10, na capital Federal.

Jairo Mariano anunciou aos presentes, juntamente com representantes da União, a Plataforma + Brasil, que consiste num sistema online e informatizado, de âmbito nacional, voltado para a gestão das transferências de recursos da União para os Municípios. Inclusive, a plataforma vem para substituir o Siconv – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses.

 “A estrutura do Siconv será incorporada e permanecerá em processo de evolução como módulo da Plataforma + Brasil, que acolherá ainda outros sistemas ligados aos recursos e obras públicas, que também serão aperfeiçoados constantemente”, apresentou Mariano. A plataforma deve reunir ainda a Rede + Brasil (transparência e capacitação), Gestão + Brasil (acompanhamento de programas e transferências), Fiscalização + Brasil (monitoramento e fiscalização) e Cidadão + Brasil (controle social).

A plataforma traz ainda como inovação a oferta de indicadores de governança, a possibilidade de prestação de contas automáticas, a análise de contas informatizadas, o acompanhamento georreferenciado de obras e o controle das transferências diretas.

Participação Social

Publicidade

Segundo o Governo Federal, ao integrar o sistema Cidadão + Brasil, a plataforma permitirá a participação dos munícipes, que poderão acompanhar a transparência da gestão municipal e federal, promover o controle social, possibilitar o feedback do cidadão sobre a ação do governo, ampliar o ajuste de políticas públicas e a propor as novas necessidades dos Municípios.

Gestão

A diretora do Departamento de Transferências Voluntárias e secretária de Gestão do Ministério da Economia, Deborah Aroxa, afirmou que se trata de uma ferramenta de gestão. “O que estamos falando aqui é de uma plataforma de gerenciamento de dados e informações que vão colaborar com as tomadas de decisão dos prefeitos. Tudo disponível, simplificado e transparente”.

Simplificação

Por sua vez, a secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretária de Governo da Presidência da República, Verônica Sanches, revelou que o atual governo federal prega a simplificação dos processos. “Será um acompanhamento em tempo real tanto da União quanto dos Municípios. A plataforma vem no sentido de facilitar o trabalho dos gestores e das equipes municipais, pois extingue diversos sistemas, integrando todos em um só, de forma célere e intuitiva”, disse.

O lançamento oficial da Plataforma + Brasil ocorrerá às 17h, no palco principal da Marcha e será feita por representantes do Ministério da Economia.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Sair da versão mobile