Ícone do site Gazeta do Cerrado

Festival de Artes das Escolas de Palmas impressiona público e revela talentos

FOTO - Luciana Pires

Em seu quinto dia de apresentações, a programação do 11º Festival de Artes nas Escolas (Faes) se encerrou na tarde desse domingo, 24. Por dias, parte das instalações da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré, serviu de palco para inúmeras criações culturais e artísticas, envolvendo alunos e profissionais da educação infantil ao ensino fundamental, das unidades educacionais públicas e privadas inscritas.

Foram dias de muita emoção para todos os envolvidos no evento. Alunos se revezaram no palco em diversas apresentações que encantaram os presentes. A professora e cerimonialista Sandra dos Santos relatou que por vezes não conteve a emoção ao assistir ao espetáculo. Segundo ela, os alunos mostraram uma desenvoltura impressionante, capaz de revelar o empenho e comprometimento dos professores orientadores.

Sobre o tema ‘Construindo a Equidade com Cultura e Ludicidade’, o Faes 2019 premiou talentos nas modalidades de dança, música, poesia ou oratória, teatro, artes visuais e banda ou fanfarra, como forma de valorizar a arte e a cultura regional, visando o aperfeiçoamento do aprendizado e a melhoria da qualidade da educação. As apresentações se dividiram por faixa etária, compreendendo as categorias: infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto.

A mãe Juliana Santiago, elogiou a oportunidade e o incentivo da escola em inscrever a sua filha Joana Rita, aluna da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, premiada na categoria musical solo infantil. Ela destacou a importância do incentivo familiar nesse processo e falou da realização da menina vez que demonstrava vontade de se apresentar em público e que a sensibilidade em perceber esse talento foi fundamental para a conquista.

Com o coração a mil, a professora de música e orientadora, Renata Alves, acompanhou a apresentação da aluna bem próxima ao palco. Para ela, poder participar da primeira infância e influenciar as crianças positivamente é muito satisfatório. A educadora fala da emoção em ver o empenho dos alunos e o envolvimento dos familiares em todo processo de preparo da apresentação.

A secretária Municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, prestigiou o evento e falou da sensação de dever cumprido ao conferir os resultados de um evento com tamanha magnitude e importância. Agradeceu o apoio de todos os envolvidos no projeto, direta e indiretamente, vez que estes representam uma rede municipal empenhada em fazer o melhor pelos alunos e por uma educação diferenciada.

Sair da versão mobile