Ícone do site Gazeta do Cerrado

Festival de poesia tocantinense terá premiação de até mil reais em dinheiro

Com o objetivo de incentivar a poesia local como meio da expressão de novos artistas tocantinenses, já estão abertas as inscrições para o “I Festival de Poesia – Encontro de Poetas”, com premiações, em dinheiro, para os três primeiros colocados. Para concorrer basta ser maior de 16 anos e residir no Estado há, pelo menos, dois anos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro, pelo link https://forms.gle/7NhFbxTEsp1JMsSc9, serão selecionados os 20 melhores poemas para participar do festival online. O primeiro lugar receberá mil reais em dinheiro, o segundo colocado, 650 reais e o terceiro 350 reais. Os candidatos deverão escrever um poema inédito, ou seja, que não tenha sido divulgado em qualquer meio de comunicação, ou mesmo na internet. Os ganhadores serão anunciados no dia do festival online que acontecerá nos dias 4 e 5 de março.

A produtora do projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc, Joilene Lima, explica que as poesias devem e pode ser ambientadas em qualquer tempo, local e contexto social, político, econômico e cultural.

“A comissão julgadora será composta por três integrantes especializados em Literatura. Os critérios de avaliação da comissão considerarão a originalidade, o ineditismo, o desenvolvimento, a linguagem dentro da proposta observada, bem como criatividade e estética” na hora de recitar, explica Joilene.

Livros

O projeto também contempla o lançamento de dois livros da autoria de Thiago Henrique Omena, o primeiro deles será O Caminho do Aprendiz, em prosa, e o segundo livro O Romance de  Dona Flor e o Pássaro Preto –  em poesia de cordel “;  Joilene Lima, é a responsável pela adaptação literária, do texto prosa para o texto  rimado da obra de Cordel, além de atuar como  ilustradora  das artes ilustrativas  que permeiam os dois livros.

O primeiro deles, “O caminho do Aprendiz” terá textos de três momentos da vida do autor (adolescência, mocidade e vida adulta) demonstrando o efeito da passagem do tempo na vida do poeta, seu crescimento enquanto artista e, enquanto ser humano.
E a outra obra literária, O Romance de  Dona Flor e o Pássaro Preto, em formato de cordel, conta uma história de  lutas, traumas, superação, mas também de amor. O lançamento dos livros acontecerá no próximo dia 25 de março.
Fonte – Assessoria
Sair da versão mobile