Fim de ano é momento de alegria e comemoração. E, para que as celebrações não sejam interrompidas por acidentes elétricos, a distribuidora de energia orienta a adoção de medidas de segurança, como não realizar intervenções na rede elétrica e evitar soltar fogos de artifício próximo a postes e fiações, por exemplo.
Entre as orientações, também estão: evitar improvisos no uso de extensões, benjamins, adaptadores e fios desencapados. “É essencial não realizar ligações temporárias de maneira inadequada e jamais manusear equipamentos eletroeletrônicos, como aparelhos de som, freezers ou geladeiras, com os pés descalços e o corpo molhado, especialmente próximo a piscinas, lagos ou rios”, comenta a coordenadora de saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira.
Sobre as intervenções na rede elétrica, Luciana destaca que o trabalho requer uma série de cuidados e equipamentos de proteção para evitar acidentes, por isso, é indicado que apenas profissionais treinados realizem esse trabalho. “Ao manipular a rede elétrica sem autorização, além dos riscos de acidentes, a pessoa pode comprometer o fornecimento de energia para toda a comunidade, impactando áreas como hospitais e locais com pessoas que dependem de equipamentos elétricos de uso contínuo. Nossos especialistas recebem treinamento para executar a manutenção das redes, aderindo à protocolos de segurança e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários para esse tipo de operação”, explica a coordenadora.
Preparação
Para melhor atender os clientes tocantinenses, a Energisa se preparou para continuar garantindo o fornecimento de energia normalmente no período das festas de final de ano. Além de manter equipes de plantão e sobreaviso nas datas comemorativas, a empresa não realiza desligamentos programados para manutenção das redes, executando, apenas as ocorrências emergenciais. E, sempre que possível, os serviços realizados são feitos com a rede ligada e por profissionais altamente preparados para essas situações.
“Estamos com um plano de atuação para as festividades de fim de ano. Equipes extras estarão alocadas em áreas estratégicas para plantão no Natal e Réveillon, ajudando no deslocamento ágil para atender toda e qualquer ocorrência que venha a acontecer durante estas datas. Porém, caso precise, o cliente pode entrar em contato com a Energisa através dos nossos canais de atendimento. Uma equipe será direcionada para atendê-lo o quanto antes”, reforça o gerente de operação da Energisa, Alberto Cunha.
A empresa reforça que, em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade contate por meio do telefone 0800 721 3330 ou um dos canais a seguir:
Aplicativo para celular Energisa On
Agência Digital www.energisa.com.br
Gisa (assistente virtual do Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br
Fonte- Ascom Energisa