Ícone do site Gazeta do Cerrado

Filme sobre Ayrton Senna terá participação especial de grupo de dança de Almas

As filmagens mostram cenas dos pontos turísticos da região sudeste do Tocantins, além das riquezas do folclore popular

O Grupo de Dança Jiquitaia, do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, gravou participação no longa-metragem ‘Ayrton, Meninices no coração do Brasil’. Liderada pelo ator e diretor Vicentini Gomez, a produção retrata passagens do piloto de Formula-1, Ayrton Senna, pela região Sudeste do Tocantins, à época, Goiás.

Além de contar parte da história da infância e da adolescência do piloto, especialmente na cidade de Taipas, onde ele costumava passar as férias escolares com a família, foram gravadas cenas dos pontos turísticos, das riquezas do folclore popular, das folias, das danças de tambores e dos monumentos históricos.

As primeiras iniciativas para trabalhar a dança no Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, ocorreram em 2001, quando surgiu o ‘Grupo de Dança Típica Jiquitaia’, que nasceu com um olhar voltado para valorização da cultura e da identidade dos almenses e se tornou uma referência cultural para o município de Almas e região.

Entre idas e vindas, o grupo se consolidou, já tendo realizado apresentações internacionais como nas atividades do Ano do Brasil na França, em 2005. “Esse foi um marco na nossa história e agora tivemos mais uma alegria, que foi participar das gravações para o filme”, comemorou a diretora da unidade de ensino, Luciana Castro.

A gestora também explicou como foi a participação nas gravações. “Os integrantes do Grupo de Dança Jiquitaia encantaram a cidade de Almas com seus movimentos e encenação para o roteiro do filme, contracenando como figurantes com o ator Rodrigo Dourado”, ressaltou.

Os alunos demonstraram entusiasmo com a participação. Letícya Mirele Cariolano Moura destacou o intercâmbio vivenciado durante as gravações. “Estou muito feliz, pois além de apresentar a cultura local pude conhecer alguns atores do filme, sendo o dia mais feliz da minha vida”, comemorou.

Fonte: Governo do Tocantins
Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Sair da versão mobile