Termina hoje, 15, o prazo para inscrições ao Vestibular 2019/2 para o Câmpus de Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). São ofertadas 160 vagas no total, sendo 40 para cada curso oferecido na unidade: Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação. Os cursos de graduação da Universidade Estadual são totalmente gratuitos e presenciais.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet no Portal da Unitins (clique aqui) e confirmadas somente após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120. As provas objetiva e de redação serão aplicadas em Palmas no dia 23 de junho.
Conforme cronograma do certame, a matrícula dos aprovados no Vestibular 2019/2 será realizada no mês de julho e o início das aulas, conforme previsão do calendário acadêmico, está marcado também para o mês de julho.
Distribuição das vagas
Já dando início ao cumprimento da Lei 3.458/2019, sancionada pelo governador Mauro Carlesse na última semana, o certame destina 50% das vagas para alunos egressos de escolas públicas. Dentro desse percentual, 10% são destinados para cota racial – autodeclarados pretos, pardos e indígenas. A legislação destaca que a instituição de ensino tem quatro anos para implementar completamente os percentuais determinados, que consideram dados do Censo do IBGE.
O reitor da Universidade Estadual, Augusto Rezende, pontua que “gradativamente nesses quatro anos, com a realização dos certames, vamos mensurar os resultados e ampliar as vagas até chegar ao total estipulado na lei”.
Para ele, com a realização do vestibular semestral em Palmas, a Unitins cumpre seu papel social abrindo 160 novas vagas para ingresso no ensino superior público e totalmente gratuito. “Nós sabemos que ainda vivemos um momento de recessão econômica e as famílias têm mais dificuldade de pagar mensalidade numa faculdade particular. Por isso a Unitins é tão importante, são 160 novas vagas, ou seja, serão mais 160 pessoas fazendo um curso superior público graças a essa oportunidade. Isso reflete no desenvolvimento do nosso Estado e da população tocantinense. E a Universidade Estadual representa isso: desenvolvimento”, destaca o reitor.
Fonte: Ascom Unitins
____________________________________________________________________