Ícone do site Gazeta do Cerrado

Fluentes só no “embromation”: pesquisa aponta que só 5% dos brasileiros falam inglês

Milkshake, diet, light, fitness, drink, fast food, pen drive, shampoo e por aí vai. Quantas palavras você sabe em inglês? É o idioma mais falado no mundo, mas de acordo com uma pesquisa do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população do Brasil realmente sabe o inglês, sendo que só 1% deles é fluente. Isso quer dizer que o restante da população na verdade pratica o “embromation”.

Não saber inglês é aceitar ficar por fora de muita coisa que acontece no mundo. Mas tem notícia boa: se você já tá pensando em como fazer pra pagar um curso, a Wizard Palmas está disponibilizando bolsas de estudos pra pessoas carentes ou com renda baixa. Serão 10 vagas, sendo uma 100% OFF e as outras com desconto de 50%, ou seja, o curso com todo material incluso sai por 10x de R$ 199.

Profissionais de nível superior, por exemplo, chegam a ganhar 65% a mais quando tem o inglês como segunda língua. Mas o mercado de trabalho é apenas um dos ambientes que tem exigido esse conhecimento da população. O mundo passou pelo processo de globalização e, até por isso, esse monte de palavras em inglês são tão comuns pra você. Mas as palavras e expressões são só uma parte de tudo que o inglês pode proporcionar num planeta globalizado.

O inglês, assim como o português e a matemática, já virou um dos conhecimentos que todo mundo precisa ter. Para Ciro Monteiro Galvão, proprietário da Wizard em Palmas e em Porto Nacional, as bolsas são uma forma de facilitar o acesso de quem tem interesse em aprender, mas ainda não consegue bancar um curso. “Não dá mais pra viver sem, pelo menos, o básico do inglês. Antes, ter essa segunda língua era algo mais da elite, hoje em dia todo brasileiro precisa, de uma forma ou de outra, do inglês”, explica.

Ciro pondera também que essa é uma possibilidade de expandir o inglês na capital e fomentar o turismo. “Palmas é uma capital que tem tudo para se tornar cada vez mais internacional, pela força do nosso turismo e dos negócios, por isso ter uma população que compreende bem o inglês é essencial para esse desenvolvimento”, conclui.

Como concorrer às bolsas
Os interessados irão passar por um processo seletivo onde, além da inscrição, será preciso escrever uma redação sobre a importância do inglês pra vida do candidato. A dica é fugir do óbvio na hora da redação e falar de algo para além do mercado de trabalho. A escolha dos mais novos aprendizes de inglês será entre 20 de julho a 20 de agosto. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail

Sair da versão mobile