Pelo menos 26 brigadistas atuaram no combate às chamas na serra, no município de Lajeado. O trabalho começou ainda no domingo logo após o inicio do incêndio recebendo reforço nesta segunda-feira, 12, e até o helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), atuou no caso.
O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, também acompanhou os trabalhos, onde atuavam brigadistas de Lajeado (8), Naturatins (4), PrevFogo/Ibama (5) e Miracema (9), com uso de sopradores, bombas costais e abafadores.
O helicóptero sobrevoou as áreas em chamas permitindo aos técnicos fazerem um reconhecimento da dimensão do incêndio, fazendo transporte de brigadistas e ainda atuando no combate, lançando água sobre as chamas, quando os brigadistas não conseguiam acessar por terra.
O fogo teve início no domingo, após o pneu de um caminhão estourar e provocar incêndio no veículo. As chamas ganharam grandes proporções e se alastraram para serra, coberta pela vegetação seca do período.
“Devido à dificuldade de acesso às linhas de fogo, a forma de se chegar aos pontos em chamas é a pé ou com o helicóptero. Com essa ação conjunta conseguimos extinguir quase que na totalidade o incêndio”, afirmou o tenente-coronel Primo.