Ícone do site Gazeta do Cerrado

Forças de segurança realizam Operação Adsumus no extremo norte do Tocantins

A operação busca reduzir os índices de crimes violentos e intensificar a atuação dos órgãos no perímetro urbano e rurais do Tocantins.
A operação que começou ontem se estende até esta sexta, 24, esta sendo desenvolvida em ação conjunta, entre: a Polícia Militar e demais Forças Estaduais de Segurança Pública (Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica) realizam de forma integrada, a Operação Adsumus com o objetivo de reduzir os índices de crimes violentos e intensificar a atuação dos órgãos no perímetro urbano e rurais do Tocantins.
busca ainda, intensificar as ações operacionais de combate à propagação do coronavírus na área circunscricional dos municípios de Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito, Buruti do Tocantins, São Sebastião, Araguatins, Axixá, São Miguel e Ananás
Todo efetivo apto e disponível existente no 9º Batalhão da PM e 5º Companhia Independente com reforço do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e Batalhão de Choque, será empregado na operação.
Dentre as estratégias adotadas durante a operação, a PM realizará bloqueios e blitzes nas entradas e saídas dos municípios, abordagens itinerantes em estabelecimentos comerciais (bares, distribuidoras de bebidas e etc.), abordagens às pessoas e veículos que estejam em atitudes suspeitas no que tange à criminalidade, bem como quanto ao descumprimento de medidas estabelecidas para o combate à propagação do coronavírus.
Está dentro da missão ainda, prestar apoio institucional a Polícia Civil no decorrer da execução de mandados de prisão e de busca e apreensão a serem cumpridos pelo referido órgão durante a realização desta missão, bem como prestar auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar quando necessário.
A estratégia foi idealizada a partir das deliberações ocorridas na reunião do Sistema Integrado de Metas do dia 14 de setembro deste ano.
Sistema Integrado de Metas
O Decreto n° 6.198 instituiu o Sistema Integrado de Metas, composto por ações integradas no âmbito do sistema de segurança pública e defesa social tocantinense que prevê a criação de instâncias, instrumentos e rotinas que permitam aos profissionais a construção de planejamentos integrados, qualificando a resposta institucional frente aos Crimes Violentos Letais Intencionais e Crimes Contra o Patrimônio.
Sair da versão mobile