Ícone do site Gazeta do Cerrado

Fortalecimento do SUS é foco dos debates entre os 139 municípios

Iniciado nesta segunda-feira, 20, a quarta edição do Acolhe SUS está reunindo gestores dos 139 municípios tocantinenses no Palácio Araguaia. Com o tema “Somos todos gestores: juntos e integrados no fortalecimento do SUS no Tocantins”, o primeira tarde do encontro foi repleta de palestras que serviram para esclarecer aos gestores municipais temáticas como redes de atenção, como organizar o SUS de forma regionalizada, atenção primária como ordenadora da rede e a qualificação das ações de saúde no âmbito municipal e regional.

????????????????????????????????????

A diretora da Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Gilian Cristina Barbosa, falou sobre “A Atenção Primária como Ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”, em sua palestra. Ela explicou que é necessário refletir sobre a forma como a Atenção Básica está organizada hoje, avaliar se com a infraestrutura e recursos que ela tem, consegue realmente fazer o papel de ordenadora e coordenadora da rede. “É importante contextualizar o cenário da Atenção Primária aqui no Estado e qual a evolução que tem apresentado ao longo dos anos, porque grande parte dos nossos municípios são menores de 5 mil habitantes, e muita  vezes o único serviço existente nesse  município são as equipes de saúde da família”, lembrou.

A técnica da Superintendência de Planejamento, Marleide Aurélio da Silva, abordou o tema “Regionalização no Tocantins” e fez um breve histórico de como se deu a regionalização da saúde no Estado. “Vamos trabalhar com os secretários a questão do compromisso, da responsabilidade, da regionalização solidária e cooperativa, onde todos tem que assumir compromissos para que a região possa ter uma saúde pública de qualidade.”

Segundo Paola Cabral, gerente de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência, o tema “Contextualização das Redes Temáticas no Estado” traz aos novos gestores as cinco redes temáticas que estão implantadas no Tocantins e os pontos de atenção que existem na rede e o que é previsto pela portaria que institui cada rede. “Aproveitamos para colocar as atribuições dos municípios para que possam nos ajudar na implementação dessas redes no Tocantins.”

Publicidade

Efetivação do SUS

Mísia Saldanha, é diretora de Instrumentos de Planejamento para a Gestão do SUS, e falou sobre a importância da compatibilização dos instrumentos para efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). “O plano plurianual e o plano municipal da saúde mostram o que vamos fazer para resolver os problemas de saúde, e se os secretários de Saúde não conhecem esses instrumentos, se eles não têm o controle desses instrumentos junto com a equipe, não terão uma programação de saúde que venha atender a solução dos problemas”, relatou.

A secretária de Saúde de Porto Nacional, Ana Cristina Brito Bezerra, disse que o acolhimento aos gestores proporciona “uma atualização do contexto das políticas públicas, dos projetos desenvolvidos pelo governo federal, estadual e municipal, e embasamento para os gestores se atualizarem e buscarem informações a respeito desses projetos, além de favorecer o encontro com os demais gestores,” afirma.

Já Addison Rocha, secretário de Saúde de Barra do Ouro, ressaltou que o evento já está contribuindo com os municípios e os novos gestores. “Tem trazido novos conhecimentos e experiências para que a saúde funcione da forma que a população deseja”,disse.

O Acolhe SUS 2017 continua com programação nesta terça-feira, 21, e  é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO) e colaboração da Organização Pan- Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e Conselho Estadual de Saúde (CES).

 

Confira a programação

21 de fevereiro – MANHÃ – Atividades simultâneas

08h30– Apresentação das atividades a serem desenvolvidas simultaneamente no período da manhã.

Atividade 1- Relato de experiência: Auditório do Palácio Araguaia.

Coordenadora: Liliana Rosicler Fava – Superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde – SES/TO

Mediador: Diego Gonzales – Diretor da BIREME OPAS/OMS

09h–  Experiência exitosa 1:  Sala Estadual de Enfrentamento ao Aedes – Evesson Farias de Oliveira /Gerente Técnico das Arboviroses.

09h30– Experiência exitosa 2:  A imunização como eixo de trabalho da Atenção Primária: experiência exitosa de Brasilândia  – Francisco da Chagas Teixeira Neto/Coordenador Municipal da Atenção Primária em Saúde.

10h– Experiência exitosa 3:  A experiência do município de Xambioá no combate ao Aedes – Vanderlan Carvalho do Nascimento – Coordenador de Endemias de Xambioá.

10h30– Experiência exitosa 4:  Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade do Atendimento na Atenção Básica: uma experiência de gestão em Sítio Novo do Tocantins – Rosemeire Vieira Pereira Aquino, enfermeira no município de São Miguel  do Tocantins.

11h– Experiência exitosa 5:  Contribuições do Programa Mais médicos no Estado do Tocantins – Diretora da Atenção Primaria –  SES/TO

11h30– Debate

Atividade 2-  Visita ao Integra Saúde,  na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

09h- Equipe 1: 

Secretários de Saúde da Região do Bico do Papagaio e da Região Amor Perfeito;

09h45-  Equipe 2: 

Secretários de Saúde da Região Cerrado Tocantins Araguaia e da Região Capim Dourado;

10h30 – Equipe 3: 

Secretários de Saúde da Região Médio Norte Araguaia da Região Cantão;

11h15-  Equipe 4: 

Secretários de Saúde da Região Sudeste da Região Ilha do Bananal;

Atividade 3- Acolhimento aos gestores pelas Superintendências da SES – atendimento com orientações no Hall do Palácio Araguaia.

09h às 12h. 

Superintendência de Planejamento

Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde

Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde

Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde

Superintendência Executiva do Fundo Estadual de Saúde

12h às 13h30- Intervalo – TARDE

14h- Mesa Redonda: Interface do trabalho entre a Vigilância em Saúde e Atenção Primária em situações prioritárias.

Coordenadora da mesa: Marleide Aurélio da Silva – Assistente Social, Sanitarista e Especialista em Planejamento/ SUPLAN/SES-TO.

Temáticas:

13h30
Arboviroses: um desafio para a Vigilância e Atenção Primária no Tocantins.  Mary Ruth Batista Glória Maia – Diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses

13h50
A contribuição da vigilância para o enfrentamento da sífilis na atenção primária.  Adele Schwartz Benzaken – Médica Sanitarista / Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais – Ministério da Saúde.

 14h10
Imunização: integração no processo de trabalho diário entre Atenção primaria e vigilância em saúde no controle das doenças imunopreveníveis.   Ernesto Isaac Montenegro Renoiner – Enfermeiro/ Consultor técnico do Programa Nacional de Imunização /SVS – Ministério da Saúde

 14h30
Integração da vigilância em saúde e Atenção Básica para eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública.  Carmelita Ribeiro Filha – Fisioterapeuta / Coordenadora-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – Ministério da Saúde

14h50
PMAQ: ferramenta para Avaliação e Melhoria da Atenção Básica – Gilian Cristina Barbosa – Diretora de Atenção Primaria/ SES – TO.

 15h10
Prontuário Eletrônico: Qualificando a Gestão da Informação na Atenção Básica- Iatagan de Araújo Barbosa Gerente de áreas estratégicas e Cuidados Primários /DAP/SES-TO.

 15h30- Debate

16h- Encerramento

 

Sair da versão mobile