Acontece no próximo dia 19 de junho, em Palmas, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento é organizado pela Prefeitura de Palmas para viabilizar aos atores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes espaço para debate de melhorias de políticas públicas voltadas para o tema. O fórum tem abertura confirmada para às 13h30, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132.
Entidades e autarquias ligadas ao tema receberão nos próximos dias convite com formulários de inscrição, enviados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Apesar disso, qualquer membro da comunidade interessado em contribuir com o debate poderá participar. Para isso, basta procurar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) pelo telefone (63) 3218-2498 ou o gabinete da Sedes pelo telefone (63) 2111-3340.
Segundo o articulador municipal Claudiney Leite, o evento é um ‘pontapé inicial’ para obtenção da edição 2017/2020 do Selo Unicef. “A intenção é qualificar políticas públicas para crianças e adolescentes e a partir do momento que alcançarmos isso podemos conquistar a certificação que é um ponto importante para o município pleitear recursos”, adianta.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que confere certificação de qualidade aos municípios que melhoram a vida das crianças e dos adolescentes através de políticas públicas. Dentre as ações propostas do selo está à realização de Fóruns Comunitários que são espaços de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais.
A partir disso, atores organizados e a comunidade analisam a situação das crianças e adolescentes, planejam e sugerem ações, monitoram e avaliam o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência. Os Fóruns Comunitários também são potentes ferramentas de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadãos.