Ícone do site Gazeta do Cerrado

Frio de bater o queixo: Cidades do estado registram mínima de 13º durante a madrugada

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranã)

Araguaçu e Paranã foram as cidades que registraram temperatura mais baixas

Um fenômeno meteorológico vem acontecendo no Tocantins nesses últimos dois meses. Por estarmos no período de estiagem, onde a possibilidade de chuva é quase 0%, muitos tocantinenses estão tendo que tirar os agasalhos do fundo do baú.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Tocantins teve a madrugada mais fria de 2020 nesta quarta-feira, 15.

Em Araguaçu (região extremo sul) e Paranã (região sul) a mínima foi de 13º. em Palmas, durante a madrugada os termômetros marcaram 18,9º.

Das 15 estações espalhadas pelo estado, todas registraram temperaturas abaixo dos 20º.

O coordenador no Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral, explicou à Gazeta do Cerrado que esse frio aconteceu porque há perda de radiação para a atmosfera.

“O que acontece é que nós entramos no período de estiagem. Temos tido dias sem muita cobertura de nuvens e céu claro comum nesse exato momento e toda essa temperatura que ela entra é nas primeiras horas do dia e ela se perde durante a noite. De céu claro, temos uma perda dessa radiação pra atmosfera, então esse frio é bastante sim”.

“O motivo para a baixa temperatura é justamente isso, com a forte massa de ar quente e seca que tem predominado na região central do Brasil, sobretudo no Tocantins. As amplitudes térmicas estão presentes aí pela manhã tá fazendo 31º e na madrugada ta chegando a 13º, 14º, então temos uma amplitude térmica aí de quase 18º”, explicou.

Sair da versão mobile