Ícone do site Gazeta do Cerrado

Funcionários de hospital do norte do TO se mobilizam para ajudar filhos de mulher morta pelo companheiro

No dia 17 de Maio de 2022, como mais um dos muitos casos que são de conhecimento e rotina dos profissionais da saúde, Maria Simone Oliveira, vítima de violência doméstica, foi acolhida no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), com ferimentos graves, e devido ao grau de tais ferimentos, foi transferida para o Hospital Regional de Araguaína (HRA) onde não resistiu aos ferimentos e foi a óbito, deixando três crianças aos cuidados da irmã, Solange Oliveira Campelo, mãe de quatro filhos.

No contexto de dificuldade é que aparecem os heróis e diferente das histórias ficcionais, estes não usam capa. A par de toda esta situação, a direção do HRAUG em iniciativa conjunta com os servidores do hospital e parceiros da sociedade civil, promoveu uma campanha durante sete dias com o intuito de angariar roupas, alimentos e brinquedos na intenção de tornar a rotina destas crianças mais leve.

No dia 05 de Janeiro de 2023, a comitiva com arrecadações da campanha, dirigiu-se ao povoado de Ribeirão da Mata, no município de Araguatins onde hoje residem as crianças.  A ação mostra a humanização dos servidores do Sistema Único (SUS) tocantinense, que ultrapassa os cuidados hospitalares.

“Não existem medidas para tragédias e sofrimento, mesmo com vidas marcadas pela forma que o pai tratava a mãe, conheci crianças humildes, carinhosas e gratas, crianças estas, que sorriram ao ver brinquedos, roupas, materiais escolares e comida. Venho agradecer a todos os nossos servidores, colaboradores e apoiadores que nos ajudaram a realizar essa ação”, afirmou a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa.

O desfecho dessa história é nítido nas imagens que ilustram o texto, mas Solange Oliveira Campelo faz questão de expressar o que sentiu: “não tenho nem palavras para dizer o que sinto. Tudo que recebemos vem em uma boa hora, porque com tantas crianças, tenho dificuldades e necessidades. Deus abençoe a todos que nos ajudaram”, afirmou.

Arthur Oliveira, de 12 anos, não esconde sua preferência entre os presentes: “eu achei muito bom tudo que ganhamos, o que mais gostei foi do material escolar, nem sabia como minha tia ia comprar”.

Parceiros

Além de todos os servidores do HRAUG, fizeram parte da ação: União material de construção de Augustinópolis, Supermercado Sousa em Augustinópolis, Magazine Center, Comercial São Francisco de Assis em Axixá e Loja New Styllus.

Sair da versão mobile