Ícone do site Gazeta do Cerrado

Fundação Pró-Rim recebe R$ 1 milhão de Eduardo Gomes para reforçar trabalho de salvar vidas


A Pro Rim recebeu o recurso de um milhão destinado pelo senador Eduardo Gomes para ajudar no trabalho de assistência e hemodiálises a tocantinenses. A Instituição é referência de credibilidade na saúde em Tocantins. Atualmente, a unidade atende centenas de pacientes em mais de 41 municípios do Estado.

A Pró-Rim realiza um trabalho humanizado, a partir de uma equipe altamente qualificada atendendo pacientes renais de Palmas e de dezenas de municípios importantes do Tocantins.

No dia 15 de Julho a Unidade da Fundação Pó-Rim de Palmas (TO) completou 19 anos de atividades. A parceria nasceu a partir de um contrato emergencial com a Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins, em 2005. A Unidade foi instalada anexo ao Hospital Geral de Palmas, onde permaneceu até 2018, quando mudou-se para a nova sede, distante apenas 100 metros de onde estava. A nova Unidade tem 1.380 metros quadrados.

Uma história de salvar vidas

Nos primeiros 12 meses após a sua chegada à Palmas, foram feitos pouco mais de 15 mil tratamentos de hemodiálise. Em 2019 ultrapassou a marca de 31 mil sessões de diálise, incluindo o tratamento diálise peritoneal (CAPD). Na época da inauguração foram instaladas 20 máquinas de hemodiálise. Atualmente são 50 máquinas salvando vidas.

Trinta funcionários entre médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social e psicólogo, faziam parte da primeira equipe no Tocantins. Hoje esse número ultrapassa 70 profissionais. A Unidade de Palmas dá assistência de hemodiálise para 236 pacientes de 41 municípios da região, entre eles Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Novo Acordo, Dianópolis e Miranorte. Também mantém cinco pacientes em diálise peritoneal. Além disso, dá suporte pós-operatório para 34 pacientes transplantados.

Sair da versão mobile